Futebol

Veja as chances de acesso na reta final da Série B do Brasileiro

Redação TNH1 | 04/01/21 - 11h31 - Atualizado em 05/01/21 - 09h43
Virada sobre o Sampaio Corrêa colocou o CSA no G-4 da Série B | Augusto Oliveira / CSA

Faltando seis rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, a briga por uma das quatro vagas de acesso à Série A segue acirrada na parte de cima da tabela. Com América-MG e Chapecoense brigando pelo título, os resultados da 32ª rodada colocaram CSA e Juventude firmes na briga pelo G-4. 

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, América-MG e Chapecoense estão praticamente garantidos, com 99,9% de chances. Logo atrás estão CSA e Juventude, com 63,8% e 55,8%, respectivamente. Cuiabá (48,3%), Guarani (14,9%), Ponte Preta (9,5%), Sampaio Corrêa (3,9%) e Avaí (2%) seguem atrás na avaliação da universidade. 


Foto: Reprodução / Sr Goool

Mesmo estando na quarta posição, com 51 pontos, o CSA tem hoje maior chance de acesso do que o Juventude, que tem 52 pontos e é o terceiro colocado. Isso porque os cálculos são baseados também nos próximos jogos da tabela. O Azulão tem duelos principalmente contra equipes que estão brigando para não cair, enquanto os adversários têm pela frente confrontos diretos. O time alagoano vai enfrentar Figueirense (fora), Paraná (fora), Avaí (casa), Botafogo-SP (fora), Brasil (casa) e Náutico (fora). 

O Juventude vai para a decisão com o Cuiabá fora de casa na 33ª rodada, depois encara Brasil de Pelotas (fora), Cruzeiro (casa), Avaí (fora), Figueirense (casa) e Guarani (fora). 

Depois de receber o Juventude, o Cuiabá pega a Ponte Preta (fora), Guarani (casa), Paraná (fora), Sampaio Corrêa (casa) e CRB (fora). 

O caminho do Guarani também é repleto de confrontos diretos. O Bugre tem o clássico de Campinas com a Ponte Preta já na 33ª rodada e em seguida joga com CRB (fora), Cuiabá (fora), Vitória (casa),  Avaí (fora) e Juventude (casa). 

Veja a sequência dos outros concorrentes.

Ponte Preta
- Guarani (fora), Cuiabá (casa), Náutico (casa), Chapecoense (fora), CRB (casa) e Figueirense (fora). 

Sampaio Corrêa 
- Cruzeiro (casa), Botafogo-SP (fora), Paraná (casa), Confiança (fora), Cuiabá (fora) e Oeste (casa). 

Avaí
- Brasil (fora), Vitória (casa), CSA (fora), Juventude (casa), Guarani (casa) e América-MG (fora).