Alagoas

Veja quais trechos estão impróprios para banho nas praias de Alagoas

Paulo Victor Malta | 21/06/24 - 16h52
Em Maceió, mais da metade das praias estão impróprias | Arquivo

🏖️ Alagoas tem 15 trechos de praias impróprios para banho em todo o litoral, apontou nesta sexta-feira, 21, o relatório de balneabilidade do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA). As amostras analisadas foram coletadas por peritos do IMA entre a terça e a quarta-feira, 19.

As melhores praias para banho estão localizadas no Litoral Sul, onde há apenas um trecho impróprio na região da foz do Rio Niquim, em Barra de São Miguel. Em Maceió, mais da metade das praias estão impróprias. Veja detalhadamente nos relatórios abaixo:

Maceió: 11 trechos


Capital tem a pior quantidade de trechos impróprios (Foto: Divulgação / IMA)

Litoral Norte: três trechos


Dados do IMA mostram balneabilidade dessa semana no Litoral Norte (Foto: Divulgação / IMA)

Litoral Sul: um trecho


Relatório mostra os dados do Litoral Sul de Alagoas nessa semana (Foto: Divulgação / IMA)

O que é impróprio para banho? - Segundo o IMA, a Resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os seguintes Critérios de Balneabilidade: "As praias são consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL".