Televisão

"Velho Chico" bate recorde negativo de audiência e preocupa diretores da Globo

A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa chegou à sua menor média desde a estreia.

22/04/16 - 20h23 - Atualizado em 22/04/16 - 20h29
Reprodução/TV Globo

O sinal de alerta está apitando forte na Globo por causa de "Velho Chico". Criticada internamente, a novela também não vem agradando ao público. Prova disso foi sua audiência da última quarta-feira (20), véspera de feriado de Tiradentes.

A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa chegou à sua menor média desde a estreia, em março: 24 pontos. No mesmo horário, a Record teve 14,5, uma diferença que começa a preocupar os executivos da rede carioca.

"Velho Chico" foi inclusive superada pelas novelas das seis e das sete. "Êta Mundo Bom" registrou 26 pontos na quarta, enquanto "Totalmente Demais" deu 28.

A novela das nove vem sendo criticada por causa de sua trama mais lenta e principalmente pela parte artística, com figurinos considerados do passado e dificuldade de se perceber que é uma trama contemporânea.

Além disso, a trama passou por mudanças em sua autoria. Edmara Barbosa deixou a equipe e seu pai, Benedito Ruy Barbosa, assumiu o texto pra valer. Comentários dizem que os dois tiveram atritos devido ao andamento da história e por isso Edmara optou por sair.

Porém, oficialmente, a Globo diz que ela cumpriu seu papel. "Como o direcionamento do Benedito já está bem adiantado, com trajetórias dos personagens bem delineadas e as duas fases já implantadas, além de uma frente de roteiros confortável, a Edmara conversou com ele, disse que gostaria de se afastar porque cumpriu seu papel, Benedito concordou e Bruno, com os colaboradores, estão trabalhando sob uma supervisão mais próxima. Movimentações no núcleo criativo de uma novela não chegam a ser incomuns", explicou em comunicado.

Esses dados são consolidados e referem-se a um grupo de telespectadores na Grande SP.