Nordeste

Vendaval destrói estabelecimentos em Porto de Galinhas e segue em alerta

diário de Pernambuco | 20/07/19 - 20h08
Vendaval destruiu estabelecimentos no interior do PE | Reprodução / Diário de Pernambuco

A ventania que aconteceu neste sábado (20), por volta das 8h30 chegou a destruir a cobertura de alguns estabelecimentos, além de arrastar mesas e cadeiras de outros locais. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) o registro é de que as rajadas de vento chegaram a 32 km por hora, a média local é de 7 km por hora.

Na sexta-feira (19), a Apac já havia emitido um aviso metereológico para a cidade."O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de fortes ventos costeiros, entre 11 a 16 m/s (40-60 km/h), no período das 16h desta sexta (19) ás 10h de sábado, na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul e Agreste."

O vendaval foi classificado como uma brisa forte, seguindo a escala de Beaufort, utilizada para classificar a intensidade dos ventos. Os meses de julho e agosto costumam ter ocorrências do tipo, com queda nas temperaturas e aumento na força dos ventos. 

Na quinta-feira (18), a Marinha do Brasil também emitiu um alerta para ondas entre 3 a 4 metros em parte do litoral nordestino que inclui o estado de Pernambuco, o alerta é valido até domingo (21). 

"