O vereador Nitinho Vitale (PSD-SE) pediu desculpas após afirmar que a orla de Maceió 'virou uma favela', gerando forte repercussão e sendo considerada uma declaração 'inadequada' pela Câmara Municipal de Aracaju.
Vitale justificou sua fala ao mencionar a desorganização observada na orla de Maceió, onde a presença de trailers e barracas comprometeria a vista do mar, comparando-a à orla de Atalaia, em Aracaju, que ele considera mais bonita.
O vereador pretende apresentar um projeto de lei para estabelecer critérios mais rígidos nas concessões de espaços públicos, buscando evitar que a orla de Maceió e outras áreas do país enfrentem problemas semelhantes.
O vereador Nitinho Vitale (PSD-SE) se desculpou, nesta segunda-feira (20), após afirmar que a orla de Maceió "virou uma favela". A declaração gerou forte repercussão e foi considerada "inadequada e infeliz" pela Câmara de Municipal de Aracaju.
LEIA TAMBÉM
Em entrevista ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, o parlamentar disse que não teve a intenção de ofender a capital alagoana e aproveitou para elogiá-la, ao classificar a cidade como "Caribe brasileiro".
Não foi com maldade. Neste conceito de favela, eu peço desculpa ao povo querido de Maceió. Tem uma praia belíssima, é o caribe brasileiro. Frequentei aquele estado durante muitos anos, minha juventude toda. E sempre desfrutei aquele mar maravilhoso", afirmou.
A fala polêmica foi feita durante sessão na Câmara Municipal de Aracaju, na última quarta-feira (15), quando o vereador criticava as concessões e as ocupações em áreas da orla da capital sergipana.
Na nova declaração, Vitale explicou que se referia à desorganização que, segundo ele, observou recentemente na orla de Maceió, devido à presença de trailers e barracas.
Eu fui há uns três, quatro meses. Eu passei por Maceió e vi, com meus olhos, uma coisa desorganizada. Qualquer um chega lá e bota. Isso acaba tirando o impacto de você não conseguir mais ver o mar de Maceió, porque tudo tem ali, barraca, trailer, é uma loucura", disse.
Durante a mesma sessão na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Nitinho Vitale comparou a situação de Maceió com a orla de Atalaia, na capital sergipana, que classificou como “a mais bonita do país”.
"A orla é o cartão-postal de Aracaju, de Sergipe e do Brasil. Nós temos que ter cuidado com as concessões que estão sendo dadas na orla de Atalaia", afirmou.
Em outro trecho, o vereador disparou: "Se não, vai virar uma favela, como virou uma favela na orla de Maceió. Um cartão-postal daquele, bonito, mas a orla de Maceió hoje é uma favela.
Ele ainda defendeu a necessidade de critérios mais rígidos nas concessões de espaços públicos e afirmou que pretende apresentar um projeto de lei sobre o tema ou ampliar o debate na Câmara.
"Discutir se há condições de instalar contêineres, as barracas. Porque não dá mais. A coisa mais linda que temos no nosso estado é a orla de Atalaia. Se deixar, vai virar uma favela, como virou a orla de Maceió e outras pelo país afora", completou.
LEIA MAIS
+Lidas