Mundo

Vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela é preso

Folhapress | 08/05/19 - 21h59
Reprodução/Panorama

O vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Edgar Zambrano, foi preso na noite de quarta-feira (8) por agentes do Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência).

Uma ordem de prisão havia sido emitida pela Justiça na semana passada. Zambrano é acusado de "traição à pátria".

Número dois de Juan Guaidó na assembleia, Zambrano pertence ao tradicional partido Ação Democrática, e estava em sua sede quando os agentes chegaram.

O próprio Zambrano avisou pelas redes sociais que estavam cercando o local, atraindo a atenção de vários jornalistas locais, que puderam fazer imagens.

"Fomos surpreendidos pelo Sebin e, ao nos negarmos a sair do veículo, usaram uma grua para nos trasladar de maneira forçosa até o Helicoide", escreveu Zambrano em uma rede social. "Os democratas nos mantemos de pé, em luta."

Logo depois, a assessoria de imprensa de Guaidó confirmou a prisão, afirmando que, segundo as primeiras informações, Zambrano estaria sendo levado ao Helicoide, uma das prisões onde há grande número de presos políticos do regime.

A Justiça venezuelana está com outras 11 ordens de prisão de deputados da assembleia ligados a Guaidó, entre eles o organizador da Operação Liberdade, Juan Andrés Mejía.