Alagoas

'Vida Nova nas Grotas': Governo inaugura obras na comunidade Eldorado

Agência Alagoas | 11/01/20 - 17h14
Neno Canuto/Agência Alagoas

Escadarias, canaletas, muros de contenção. Nada disso parece muito importante no dia a dia de quem transita pela cidade, mas, para quem mora nas grotas de Maceió, poder contar com tudo isso para se locomover faz uma enorme diferença. Por isso, o Programa Vida Nova nas Grotas segue mudando a realidade de muitos maceioenses, como os moradores da Grota Eldorado, no bairro do Feitosa, que comemoraram a inauguração das obras na comunidade neste sábado (11).

Na Grota Eldorado foram investidos R$ 1,8 milhão em recursos próprios do Governo do Estado na construção de 420 metros de escadaria e quase dois quilômetros de corrimão. Foram implantados, ainda, mais de 150 metros de canaleta, para facilitar o escoamento das águas pluviais, e mais de 150 metros de muro de contenção, para garantir a segurança dos cerca de 900 moradores. Além disso, foram entregues equipamentos como a quadra de esportes, parque infantil, horta comunitária, academia e área de convivência.  

Antes da solenidade de inauguração, o governador Renan Filho percorreu a grota, cumprimentou os moradores, visitou algumas residências e todas as áreas construídas e revitalizadas. Ele ouviu as demandas da população, jogou basquete com as crianças na quadra e prometeu presenteá-las com chuteiras novas para a prática do futebol. 

"Esse programa tem melhorado decisivamente a qualidade de vida das pessoas porque conta com a colaboração das lideranças comunitárias, com a proximidade do Governo com a sociedade, identificando os locais, fazendo as obras bem feitas e melhorando a mobilidade e a infraestrutura urbana", disse o governador.

Zuleide Delmira da Silva mora na região há cerca de 35 anos e lembrou as dificuldades enfrentadas pela falta de ações no local. Hoje ela diz que a vida mudou completamente na grota. “Aqui era cheio de mato, esgoto na rua e o acesso era todo de barro; quando chovia era terrível. Agora está maravilhoso, ficou tudo muito lindo. A gente tinha medo de deixar as crianças brincando na quadra sem proteção, agora elas ganharam até um parquinho", afirma.

(Crédito: Neno Canuto/Agência Alagoas)

"Onde era lama, não existe mais lama, agora tudo é concreto, é escadaria, pontilhão, muro de contenção. Isso trouxe mais dignidade para as pessoas que agora têm orgulho de dizer que moram numa grota totalmente transformada pelas ações do Governo", disse o líder comunitário Léo Oliveira.

Além das obras, o programa atua desenvolvendo ações permanentes em outras áreas. Durante a inauguração, por exemplo, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) montou uma tenda com diversas ações, como pintura facial para as crianças, corte de cabelo, verificação de pressão arterial e as orientações dos Anjos da Paz. Depois, regularmente, a comunidade vai receber atividades de várias secretarias de Governo, como oficinas, palestras e outros serviços.

Outra vertente do Vida Nova nas Grotas são as melhorias habitacionais executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que faz um levantamento das residências mais necessitadas para promover pequenas reformas de até R$ 8 mil. Este ano, cerca de 5 mil casas devem ser beneficiadas nas grotas de Maceió.

(Crédito: Neno Canuto/Agência Alagoas)

Esta é a 27ª grota a ser inaugurada pelo Governo do Estado e, para 2020, a meta é entregar 77 grotas totalmente recuperadas. Segundo Renan Filho, a estratégia do programa Vida Nova nas Grotas também tem contribuído para a redução da criminalidade nessas regiões.

"Maceió é uma das capitais que mais reduz violência no Brasil e, dentro da capital, nas áreas onde fizemos esse tipo de investimento, a violência reduziu mais ainda. Isso demonstra a importância de um ambiente digno e decente para o desenvolvimento dessas regiões. Esse é um programa que funciona e dá certo, por isso vamos entregar obras do Vida Nova nas Grotas o ano inteiro e estamos com um projeto para manutenção permanente desses espaços, contando com a colaboração da comunidade”, afirmou o governador.

(Crédito: Neno Canuto/Agência Alagoas)

O programa é executado pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e tem parceria com o programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). “É um programa que começou pequeno e se agigantou porque o governador visualizou que não bastava apenas as ações de infraestrutura, mas também o envolvimento de outras secretarias para levar mais dignidade às pessoas", disse o secretário Mosart Amaral.

A promoção da melhoria da qualidade de vida da população por meio das obras de mobilidade urbana, aliada a ações de desenvolvimento econômico e social, já rendeu ao programa o reconhecimento internacional no concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na edição do ano passado.

(Crédito: Neno Canuto/Agência Alagoas)