Maceió

Vídeo: adolescente é morto com golpes de arma branca após briga em escola no Benedito Bentes

TNH1 | 21/03/24 - 08h10
Reprodução / Redes sociais

Um adolescente de 15 anos foi assassinado com golpes de canivete após uma briga na Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O crime aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 20. A unidade de ensino suspendeu as aulas nos três turnos desta quinta-feira, 21.

A vítima foi identificada como Lázaro André Bezerra de Oliveira. Segundo o que foi passado pela Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), houve um desentendimento entre dois adolescentes e um deles chamou os amigos de outra escola para bater no outro. Este último, amigo de Lázaro, disse que não queria confusão. A vítima tentou apartar a briga e foi agredida.

Ainda de acordo com a PC-AL, os suspeitos têm 16 e 17 anos. Lázaro levou um soco de um deles e, depois, foi segurado, enquanto que o outro o esfaqueou. O menino foi levado ainda com vida ao HGE (Hospital Geral do Estado), mas morreu na mesa de cirurgia.

Vídeo mostra briga entre estudantes - O TNH1 teve acesso a dois vídeos do caso. Em um deles, é possível ver a briga entre dois alunos, com vários outros colegas ao redor, que assistem à troca de tapas e socos. Alguns, inclusive, incentivam as agressões. Veja abaixo:

O segundo vídeo, o qual a reportagem optou por não divulgar por causa do conteúdo sensível, mostra o adolescente com ferimentos no peito, estirado no chão, ainda com vida. Uma colega usa uma camisa para tentar estancar o sangue, que já manchava a peça de roupa inteira, tingindo de rosa algo que antes parecia ser branco.

Após este momento, um grupo de outros alunos, que já estava perto, se aproxima, ergue o garoto e o carrega para fora do local. As imagens vão ser passadas para a polícia.

Seduc emite nota - O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que informou inicialmente estar apurando a situação. Por volta das 11h30, a matéria foi atualizada com o comunicado oficial da pasta. Leia abaixo na íntegra:

O Governo de Alagoas lamenta a triste ocorrência registrada na Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes, onde um desentendimento evoluiu para uma briga na área externa vitimando fatalmente o jovem Lázaro André Bezerra de Oliveira.

Dois adolescentes foram identificados e rapidamente apreendidos pela polícia, com autos devidamente formalizados. O Governo de Alagoas já determinou à Secretária de Educação a adotar as medidas necessárias à prestação de toda a assistência à família da vítima, ao tempo em que transmite o mais profundo sentimento de pesar nesse momento tão doloroso.

O Governo de Alagoas reitera o compromisso de fortalecer as atividades do já existente grupo de trabalho de combate à violência nas escolas, no sentido de intensificar o monitoramento. São 310 unidades estaduais de ensino  com cerca de 170 mil alunos.

Por fim, o Governo conclama os pais, a comunidade escolar, a sociedade e as instituições em geral a fortalecerem o processo educacional como um todo, no sentido da transmissão de conhecimento, da formação, da orientação das novas gerações e da construção de um ambiente de paz.