Vídeo: Biota investiga material de pilhas de couro encontradas no litoral de Alagoas

Publicado em 25/10/2018, às 11h28
Material foi encontrado no litoral de Alagoas | Instituto Biota
Material foi encontrado no litoral de Alagoas | Instituto Biota

Por Erik Maia

O Instituto Biota começou a recolher e investigar as pilhas de couro encontradas em algumas praias do Litoral Alagoano desde a noite de ontem (24). Para o coordenador da instituição, Bruno Stefani, apesar de ter aparência de couro animal, o material aparenta ser sintético.

“Nós gravamos um vídeo onde eu abro uma dessas pilhas e corto um pedaço dela. Inicialmente, me parece ser um material sintético, não parece ser couro, até porque couro não estica assim, não sou especialista nisso, mas não me pareceu ser couro de verdade”, disse.

No vídeo, ele mostra que a pilha é composta de várias camadas e que apresenta resistência a faca. Nas imagens, ele mexe em um pedaço do material e constata uma grande elasticidade; assista:

Ainda de acordo com o relato do coordenador do Biota, peças semelhantes foram encontradas em diversos pontos do litoral de Alagoas, como Maceió, Japaratinga, Feliz Deserto, Maragogi, Paripueira,  Roteiro, Coruripe, Marechal Deodoro e Jequiá da Praia. Assista ao vídeo que mostra o momento em que técnicos do Instituto Biota recolhem as pilhas na praia de Guaxuma:

O Biota informou que o comando da Capitania dos Portos de Alagoas confirmou registros de objetos semelhantes no estado do Ceará. Ao TNH1, a Capitania confirmou a informação e emitiu nota onde informou que "não há registros de naufrágios ou qualquer tipo de sinistro de embarcações no Estado de Alagoas, que possa indicar a origem do material encontrado".

Gostou? Compartilhe