Mundo

Vídeo: Casa Branca diz que Biden está bem após tropeçar 3x ao embarcar no avião presidencial

CNN | 19/03/21 - 16h44
Reprodução / Twitter @CalebJHull

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está "100% bem" depois de tropeçar ao subir a escada de embarque do avião presidencial mais cedo nesta sexta-feira (19), disse a secretária de imprensa adjunta da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. 

Biden tropeçou ao subir os degraus do avião, parecendo tropeçar três vezes. Ele teve dificuldade para se levantar na última vez por um breve momento, antes de conseguir e se virar para acenar no topo da escada e entrar na aeronave. 

"Como vocês sabem, está ventando bastante lá fora. Eu mesma quase caí ao subir as escadas", disse ela a repórteres no avião a caminho de Atlanta. "Ele está 100% bem". 

Jean-Pierre não disse se o presidente machucou o pé que fraturou recentemente. "Ele está ótimo. Só o que posso dizer é que ele está bem. Ele está se preparando para a viagem de hoje e está simplesmente ótimo", declarou. 

Ela repetiu as afirmações quando questionada se ele foi examinado por um médico. 

Biden quebrou o pé em novembro, pouco depois de celebrar o 78º aniversário dele e vencer a corrida pela Casa Branca, o que o tornou o presidente mais velho da história dos Estados Unidos. 

Durante a campanha de 2020, a campanha de Biden divulgou um resumo do histórico médico do então candidato, que mostrou que ele era saudável e apto para assumir a presidência. 

Kevin O'Connor, que é médico de Biden desde 2009 e é o diretor de medicina executiva dos Associados da Faculdade de Medicina da Universidade George Washington, escreveu na época que Biden é um homem "vigoroso e saudável", que é "capaz de executar com sucesso os deveres da Presidência". 

Biden fraturou o pé após escorregar ao brincar com o cachorro, Major. A família Biden tem dois pastores alemães, Major e Champ.