Alagoas

Vídeo: "Clima de instabilidade" pode suspender visitas ao sistema prisional

15/01/17 - 09h14
Cortesia ao TNH1

Uma operação integrada entre a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Batalhões da Polícia Militar (PM), pegou de surpresa, na manhã deste domingo (15), os parentes de presos do sistema prisional de Alagoas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Seris, as visitas de algumas unidades podem ser suspensas devido a “alguma instabilidade” que ofereça risco a agentes públicos e aos próprios parentes dos presos, mas a decisão sobre a suspensão das visitas ainda não foi confirmada pela secretaria.

A assessoria disse ainda que a operação é apenas um "reforço na segurança dos presídios" e que conta com a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Rádio Patrulha (RP), Grupamento Aéreo e Curso de Formações de Praças.

Ainda assim, parentes de presos que estão na porta no sistema prisional, informaram ao TNH1 que ainda não entraram para as visitas de hoje e que as visitas do presídio Cyridião Durval estão suspensas devido a uma ameaça feita aos presos do módulo 2 da unidade, ligados a uma facção criminosa do Rio de Janeiro.

Segundo a irmã de um dos presos do módulo 2, as demais unidades do presídio são ligadas a uma facção paulista que ordenou o conflito em presídios de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), onde quase 100 presos foram mortos.

Os parentes dos presos falam ainda que transferências devem ocorrer ainda neste domingo, mas a informação também não foi confirmada pela assessoria de comunicação da Seris.

Apesar da confirmção de que não há ocorrências graves nas unidades do sistema prisional, viaturas de combate a incêndio e de resgate do corpo de bombeiros estão no local, como pode ser vista no vídeo a seguir: