Mundo

Vídeo: erupção de vulcão lança nuvem de cinzas gigantesca no céu da Indonésia

Folha de São Paulo | 11/08/20 - 07h30
Anto Sembiring/AFP

O vulcão Sinabung, na Indonésia, entrou em erupção nesta segunda-feira (10), lançando uma nuvem de cinzas de 5 km de altura que escureceu o céu durante a manhã na ilha de Sumatra.

Imagens registradas por moradores mostram a espessa nuvem de cinzas se elevando do topo do vulcão, localizado a 2.460 metros de altitude. "O som era como o de um trovão e durou menos de 30 segundos", disse Fachrur Rozi Pasi, morador da parte norte da ilha, à agência de notícias Reuters.

Nenhuma morte foi registrada, e uma porta-voz da Autoridade de Aviação Civil da Indonésia afirmou que os voos seguem operando na região. É a segunda vez que o Sinabung entra em atividade em três dias. No sábado (8), autoridades alertaram residentes e turistas sobre a possibilidade de fluxos de lava.

Moradores também foram orientados pela agência de vulcanologia do país a manterem uma distância de um raio de 3 km do Sinabung e a usarem máscaras para minimizar os efeitos das cinzas que caem do céu.

O vulcão se manteve inativo por séculos. Desde 2010, porém, uma série de erupções vem ocorrendo. Em 2014, uma delas deixou 16 mortos. Em 2016, sete pessoas morreram. A última havia sido em junho de 2019.

A Indonésia é um dos países com maior atividade vulcânica no mundo, com cerca de 130 vulcões ativos no chamado "Círculo de Fogo", cinturão vulcânico em torno das margens do Oceano Pacífico.

A erupção vulcânica mais mortal no país nos últimos anos foi a do Monte Merapi, perto da cidade densamente povoada de Yogyakarta, no centro de Java.

O vulcão entrou em erupção no fim de 2010, matando mais de 350 pessoas.