Maceió

Vídeo: funcionários da Veleiro encerram paralisação e ônibus voltam a circular

João Victor Souza | 21/01/20 - 09h12
Bruno Protasio/TV Pajuçara

Os funcionários da Auto Viação Veleiro decidiram retornar aos serviços após reunião entre representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro), na manhã desta terça-feira, 21. Os trabalhadores estavam sem desempenhar as funções desde a última sexta-feira, 17, em protesto contra o atraso no pagamento de salários e buscavam por melhoria nas condições de serviço.

De acordo com o presidente do Sinttro, Sandro Régis, ficou acordado que a Veleiro vai realizar os pagamentos até o fim de janeiro e, por isso, os trabalhadores vão encerrar a greve. Segundo ele, o pagamento referente ao mês de dezembro será feiro até o dia 27 deste mês, enquanto o salário do mês de janeiro será quitado até o dia 30. O valor do ticket de alimentação será entregue aos trabalhadores ainda hoje.

"Os trabalhadores vão dar esse passo para trás e vão respeitar o cronograma de pagamento. Todos nós vamos esperar que a empresa cumpra. A proposta foi mediada pelo Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, e os policiais nos deram toda a segurança. Há trabalhadores que não acreditam mais na empresa, mas vamos acatar esse posicionamento dela" disse.

Ainda segundo Sandro Régis, a volta do serviço é imediata e o sindicato vai buscar na Justiça a manutenção dos direitos dos trabalhadores. "Nós esperamos que já saía todos os ônibus da garagem hoje, para normalizar a frota. Na Justiça, vamos buscar os direitos destes trabalhadores, garantidos em lei", reforçou.

Além do pagamento dos atrasados, o Sinttro quer a melhoria nas condições de operação para que usuários e funcionários sejam beneficiados pelo serviço. "Espero que a SMTT junto com a Prefeitura de Maceió tome as providências necessárias não só em relação a Veleiro, mas para as demais empresas também. Os ônibus têm que ter condições de operar e sabemos que há veículos da empresa que não tem essas condições pois há sucateamento de veículos", ressaltou Sandro Régis.

Ônibus lacrados após fiscalização

A equipe de fiscalização de coletivos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve na garagem da Veleiro na manhã de hoje para tirar de circulação cerca de 50 veículos que estão com a idade da frota acima da exigida pelo edital. Com a decisão, os carros estão impedidos de transportar passageiros e devem ser substituídos por novos ônibus. 

Na última sexta-feira (17), a empresa se manifestou sobre as reivindicações da categoria e alegou desequilíbrio econômico-financeiro da companhia de transporte urbano, em nota divulgada nas redes sociais.