Meio Ambiente

Vídeo: moradores encontram mais um jacaré em área urbana de Coruripe

Redação TNH1 | 11/07/19 - 13h50
Reprodução

Duas semanas depois, mais um jacaré foi encontrado na área urbana de Coruripe, município do Litoral Sul de Alagoas. O animal estava passando por uma rua nesta quinta-feira (11), no bairro Barro Preto II, quando moradores perceberam a presença dele e tentaram contê-lo com uma corda amarrada em sua cabeça.

Segundo o morador Vanderlei Neto, a via fica próxima a uma área de mata e acredita que o réptil tenha vindo de lá. “Eles estão aparecendo com frequência por aqui. Está chovendo muito na região, então acredito que eles estão saindo dessa área, que tem muito jacaré, e vindo para esse local”, disse.



O jacaré, da espécie papo-amarelo, ficou em um trecho de lama na rua até ser capturado. Uma corda foi colocada na cabeça do bicho com o objetivo de prender o animal junto a um poste. 

“O pessoal tomou um susto quando viu, e teve que contê-lo, para que ele não atacasse ninguém”, reforçou Neto, que também afirmou que outro jacaré foi visto na noite de ontem próximo a uma pousada, mas não foi apreendido.

Um representante do Instituto Amigos da Natureza (Inan), que atua na cidade, fez o recolhimento do animal e deve encaminhá-lo para a reserva ambiental da Usina Coruripe.

Mais capturas

Um jacaré do papo-amarelo foi encontrado no banheiro de uma escola pública, em Coruripe, no último dia 25. Na ocasião, havia sido o segundo resgate de jacaré feito no local em junho.  O Inan fez a captura e o liberou também na Usina Coruripe.

Três dias depois, um filhote de jacaré, da mesma espécie citada acima, foi capturado na garagem de um posto de combustível, na rodovia BR-104, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros.

Em 2018, 11 animais da espécie foram resgatados e devolvidos ao seu habitat.