Duas câmeras de segurança do edifício onde um apartamento foi incendiado no último fim de semana, no bairro de Ponta Verde, em Maceió, captaram o momento da passagem do suspeito do crime pelo local. O empresário do ramo de energia solar, de 32 anos, teria causado o fogo no imóvel para impedir a namorada de viajar, e a polícia investiga o caso como tentativa de feminicídio.
LEIA TAMBÉM
Um vídeo mostra o instante em que o empresário aparece com uma mala e com uma bolsa na recepção do prédio. A câmera marcava o horário de 03h58 do sábado (08). O suspeito caminha até ficar de frente para a porta do elevador, onde aguarda por segundos até entrar no local e supostamente seguir para o apartamento.
Doze minutos depois, às 4h10, o homem volta a ser filmado em um andar do edifício. Outra câmera registra que ele continua a puxar a mala de viagem com a bolsa em cima dela. Logo depois, ele entra no elevador e aparenta tranquilidade. Não há informações, no entanto, se ele já teria colocado fogo no imóvel.
O Corpo de Bombeiros confirmou no último sábado que uma equipe foi deslocada para o edifício às 4h37, ou seja, cerca de 30 minutos depois da última captura do suspeito feita pelas câmeras do prédio. A equipe de militares combateu o fogo na madrugada e depois retornou às 7h50 para dar continuidade aos trabalhos pois havia um novo foco do incêndio.
Vítima prestou depoimento em delegacia
A empresária Mariana Maia, de 31 anos, dona do apartamento, contou que o agora ex-namorado tentou impedi-la de viajar. A polícia acredita que o homem acreditava que a mulher estava no imóvel quando ateou fogo. No entanto, ela estava na rua e o apartamento, no momento do crime, era ocupado pelo irmão dela e por um amigo da família, que conseguiram escapar do fogo.
Em entrevista à TV Pajuçara, nessa segunda-feira (10), Mariana contou que havia sido agredida fisicamente pelo empresário em setembro do ano passado. Além disso, sofria violência psicológica ao presenciar o comportamento violento do homem, que quebrava objetos para intimidá-la.
O apartamento incendiado foi periciado nessa segunda-feira (10) pelo Corpo de Bombeiros. O vídeo abaixo mostra a destruição no local.
Denunciado por agredir ex
A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), informou que há um boletim de ocorrência contra o empresário, registrado por uma ex-namorada que também relatou o comportamento violento do suspeito. Ela destacou que a polícia já instaurou inquérito e investiga o caso do incêndio no apartamento como tentativa de feminicídio.
"A gente já determinou a instauração de um inquérito policial com muita celeridade para apurar os crimes de tentativa de feminicídio, pois há informações de que ele achava que a vítima estava no local quando supostamente causou o incêndio, como também cometimento de violência psicológica e patrimonial, e além disso o crime previsto no artigo 250 do Código Penal, que é causar incêndio expondo em risco à vida das pessoas, a integridade física e bens patrimoniais", explicou.
Medidas protetivas
A Justiça alagoana expediu no fim de semana duas medidas protetivas de urgência contra o empresário e em favor da vítima. A primeira impede que ele se aproxime de Mariana, e a segunda proíbe qualquer tipo de contato.
A advogada da vítima, Amanda Montenegro, informou que acionou a Justiça mais uma vez, agora contra a mãe do suspeito. "Foi pedido também uma medida protetiva extensiva em relação à genitora do agressor, que desde então vem procurado a vítima para fazer ameaças. Estamos tentando rechaçar esse tipo de situação porque é um tipo de violência psicológica".