Nordeste

Vídeo mostra equipe do Ibama em navio retirando óleo do mar, em Pernambuco

Redação TNH1 | 21/10/19 - 14h19
Equipes do Ibama retiram manchas de óleo no mar de Pernambuco | Divulgação / Ibama

Enquanto equipes dos órgãos ambientais e voluntários seguem em terra com ações contínuas para limpar as areias do litoral nordestino, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) avança em alto-mar para tentar evitar que as manchas de óleo continuem a chegar ao litoral. 

Em vídeo disponibilizado nesta segunda-feira (21), mas com imagens datadas no sábado e domingo do último fim de semana, um navio com equipe do Ibama retira das águas de Pernambuco manchas de petróleo cru. É possível ver mergulhadores na contenção do óleo e também a utilização de um guindaste de navio fazendo a retirada do material no mar. 

O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) em Alagoas divulgou às 13h desta segunda-feira o último relatório atualizado sobre as manchas de óleo no estado. Segundo o relatório, no monitoramento feito com sobrevôo e por terra no litoral sul identificou-se manchas de óleo no município de Feliz Deserto. Na segunda-feira (21) acontece mutirão no local, para retirada dos fragmentos de óleo, com uma equipe formada por um grupo do setor de Educação Ambiental do IMA e trabalhadores contratados pela prefeitura.     

Até o momento há o registro de 430 toneladas de material retirado das praias em Alagoas, considerando óleo e areia contaminada.

Divulgação / Ibama
Divulgação / Ibama
Divulgação / Ibama
Divulgação / Ibama
Divulgação / Ibama
Divulgação / Ibama
Divulgação / Ibama
Divulgação / Ibama