Interior

Vídeo mostra momento exato da explosão de tanque de etanol em usina de São Miguel

TNH1 | 29/09/22 - 07h10
Reprodução

Uma câmera de segurança registrou o momento exato da explosão do tanque de etanol dentro da Usina Caeté na manhã de quarta-feira, 28, em São Miguel dos Campos, na Zona da Mata de Alagoas. O incêndio que mobilizou dezenas de bombeiros teve início às 7h49 e durou mais de cinco horas. Dois funcionários da empresa sofreram ferimentos leves, receberam atendimento médico e já foram liberados.

No vídeo abaixo, é possível perceber um trabalhador, que estaria na função de segurança, no lado esquerdo das imagens. Ele fica assustado com o estrondo, mas apenas tenta se proteger depois que observa o desabamento de parte da estrutura do tanque após a explosão. Um cão também aparece na filmagem correndo depois do barulho seguido das chamas. Veja:

O Ministério Público do Trabalho informou que um inquérito civil será aberto e já ouviu funcionários da usina para apurar o que motivou a explosão. A inspeção por auditores fiscais do trabalho foi realizada ainda nessa quarta.

A Usina Caeté comunicou que, ainda ontem, adotou a medida de evacuar toda a área e resfriar os demais tanques de etanol para evitar novos incidentes. A empresa disse que vai apurar o que aconteceu e vai se pronunciar ao fim da investigação.

O caso Uma explosão dentro da Usina Caeté provocou um incêndio de grandes proporções na manhã desta quarta, em São Miguel dos Campos. Duas pessoas ficaram feridas e foram resgatadas com vida. As informações foram passadas ao TNH1 pelo capitão Humberto, coordenador de operações do Corpo de Bombeiros.

As duas vítimas sofreram queimaduras e foram socorridas por trabalhadores da usina. Um homem deu entrada na UPA da cidade com ferimentos leves e foi internado na ala amarela. O serviço social da unidade confirmou que o estado de saúde foi considerado estável. No final da manhã, ele recebeu alta médica. A segunda vítima foi atendida no ambulatório médico da empresa e também foi liberada.

"Quando as equipes chegaram, elas já tinham sido resgatadas. A princípio, sofreram queimaduras. Estavam a uma certa distância, mas mesmo assim, o calor chegou", disse o capitão Humberto.

"As equipes estão trabalhando para a remoção de outros tanques próximos ao local da explosão. Apenas a perícia vai definir a causa da explosão", continuou o capitão.

O Corpo de Bombeiros levou mais de cinco horas para controlar o incêndio. Caminhões-pipa foram utilizados como apoio para o uso da água e a contenção do fogo.