Alagoas

Vídeo: mutirão realiza limpeza de manchas de óleo em praia de Feliz Deserto

Redação TNH1 | 21/10/19 - 16h06
Ação feita no último final de semana | Divulgação / IMA

Uma equipe formada por pessoas do setor de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e por trabalhadores da Prefeitura de Feliz Deserto, município do Litoral Sul de Alagoas, realizaram um mutirão na tarde desta segunda-feira (21) para limpar as praias da região, que amanheceu com fragmentos de óleo na faixa de areia. 

Segundo informações do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), que tem atuado em Alagoas no monitoramento e combate às manchas de petróleo que atingem o litoral nordestino, os fragmentos de petróleo cru foram vistos após um sobrevoo de monitoramento no litoral sul. 

Nos vídeos divulgados pela assessoria de comunicação do IMA, nesta segunda, é possível ver as equipes limpando a areia da praia com pás, ancinhos (popularmente conhecidos como vassoura de jardim), luvas, sacos plásticos e outros instrumentos. 

Até o momento há o registro de 430 toneladas de material retirado das praias em Alagoas, considerando óleo e areia contaminada, de acordo com o GTA.

Conforme informações repassadas pelos técnicos do Ibama, o navio que havia aportado em Maragogi teve que se deslocar, no domingo (20), para a cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE), para trabalhar na retirada de óleo no mar. São duas embarcações modelos OSRV (C-Agressor) e OSRV (CBO Niterói).

O Ibama também está com uma aeronave (Aeronave de Monitoramento – Poseidon) equipada com radar e sensores para tentar detectar óleo ainda no mar. A aeronave está, nesta segunda-feira (21), em Pernambuco, por causa da gravidade da situação, mas pode ser usada em Alagoas conforme a necessidade.