Alagoas

Vídeo: Operação apreende meia tonelada de agrotóxicos interior de AL

Uso inadequado pode causar câncer e má formação fetal

13/05/16 - 09h19

A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI) apreendeu durante operação mais de meia tonelada de agrotóxicos em três dias de trabalho no Sertão alagoano.

Quando mal trabalhado, o produto pode permanecer por gerações no organismo e passar da mãe para o filho através da placenta. É possível também que causem desregulação hormonal, impotência, infertilidade, e má formação fetal. E mais, são produtos que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer.

EPIs e classificação tóxica dos produtos

Os principais tipos de agrotóxicos são os inseticidas, que fazem o controle de insetos; os herbicidas, que são responsáveis pelo combate contra ervas daninhas; os fungicidas, utilizados para pôr fim aos fungos; e os bactericidas, que têm a função de acabar com as bactérias que invadem plantações. E eles estão divididos em quatro níveis de periculosidade: faixa Verde - pouco tóxico, faixa azul - medianamente tóxico, faixa amarela - muito tóxico e faixa vermelha - extremamente tóxico. 

 “Para manusear todos eles é obrigatório o uso dos EPIs. O trabalhador precisa estar protegido com respirador, luvas, botas de borracha, jaleco, avental, óculos e boné árabe (que protege cabeça e pescoço)”, detalhou Josean Leite, fiscal agropecuário e engenheiro agronômico.

A utilização dos EPIs é obrigatória pelo Ministério do Trabalho, que regulamenta o assunto na Instrução Normativa nº 6. O trabalhador poderá ser demitido por justa causa caso se recuse a fazer uso dos equipamentos disponibilizados. Já o empregador é obrigado a fornecê-los sob pena de multas e processos. Todo EPI deve conter o certificado de aprovação do Ministério do Trabalho, que garante a qualidade do material.

Apreensões da FPI

Sabendo que essa é uma prática no interior de Alagoas, especialmente nas regiões do Agreste e Sertão, a FPI do São Francisco estabeleceu como uma de suas metas o combate contra a venda fracionada desses venenos.

“Quando fazemos as abordagens, percebemos que muitos comerciantes desconhecem a legislação e daí a importância desse trabalho de orientação. Porém, há aqueles que sabem da proibição, entretanto, ainda assim, fazem a venda fracionada para poder ganhar mais dinheiro, haja vista que muitos donos de pequenas propriedades querem comprar menores quantidades do produto”, explicou a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, coordenadora da Fiscalização Preventiva Integrada.

Veja vídeo feito no local:

“O reaproveitamento dos recipientes é proibido porque, em suas paredes e no fundo, normalmente ficam resquícios das substâncias. E como muita gente do interior usa essas embalagens para guardar leite e água, acaba contaminando toda a família”, reforçou André Batalhini, assessor técnico do CREA, entidade que também compõe a FPI. 

Toda loja de produtos agropecuários é obrigada a recolher as embalagens dos produtos vendidos. Depois, ela terá que devolver esses recipientes à central e recebimentos de embalagens de agrotóxicos vazias, localizada no município de Marechal Deodoro.