Alagoas

Vídeo: pagamento do auxílio emergencial gera aglomeração em Porto Calvo

Redação TNH1 | 29/05/20 - 15h07
Reprodução Vìdeo/Diego Everton

O pagamento de mais uma parte do Auxílio Emergencial voltou a gerar aglomeração de pessoas em Alagoas. Mesmo com a ampla divulgação sobre as orientações de distanciamento social, um vídeo registrado hoje em Porto Calvo, Região Norte de Alagoas, exemplifica essa situação no Centro da cidade. 

O TNH1 teve acesso a um vídeo, que mostra a proximidade das pessoas na fila de uma agência da Caixa Econômica Federal. Apesar de ter uma tenda instalada para proteger os cidadãos do calor, as pessoas se posicionam quase que coladas umas nas outras, contrariando as orientações das autoridades de saúde. 

Vídeo: Diego Everton

A Caixa Econômica Federal disponibilizou hoje (29) o saque em dinheiro para mais um lote de beneficiários do auxílio emergencial. O escalonamento é feito de acordo com a data de nascimento do trabalhador ou do número de inscrição do Bolsa Família. Assim, 600 mil novos aprovados no programa, nascidos em dezembro, poderão sacar a primeira parcela e 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família poderão fazer o saque da segunda parcela.  

Prefeitura se manifesta

Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a Prefeitura de Porto Calvo explicou que a grande quantidade de pessoas nas filas, nesta manhã, se deve ao fato de hoje ser pagamento do auxílio emergencial e que, por ser cidade polo, Porto Calvo recebe pessoas de oito municípios próximos da região. A nota ressalta ainda que a prefeitura colabora com a organização das filas nas agências da Caixa e Lotérica, além de distribuir utensílios para higienização. 

Veja a nota na íntegra.  

"A Prefeitura de Porto Calvo colabora com a organização das filas na agência da Caixa e Lotérica, colocando tendas, cadeiras, pias, distribui álcool em gel para as pessoas e profissionais de saúde ficam a disposição das pessoas que estão nas filas. 

A grande quantidade das pessoas que se encontra nas filas na manhã desta sexta-feira é por conta do pagamento do auxílio emergencial. Porto Calvo é uma cidade polo e a agência da Caixa da cidade recebe pessoas de oito municípios da região e cerca de 80% das pessoas que estão no Centro da cidade não são de Porto Calvo.

A cidade conta com várias barreiras sanitárias, mas não pode interferir no ir e vir de qualquer cidadão. Inclusive um carro de som passa diariamente nas ruas da cidade informando sobre a importância de praticar o distanciamento social e sobre as ações que a prefeitura vem fazendo no combate ao novo coronavírus.

O comércio da cidade permanece fechado, mas infelizmente muitas pessoas que estão na rua não respeitam o distanciamento social".