Polícia

Vídeo: PC investiga morte de paciente psiquiátrico espancado após andar nu e invadir supermercado em Maceió

TNH1 com TV Pajuçara | 09/06/22 - 13h03
Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas investiga a morte do homem identificado como José Rinaldo, 33 anos, que era paciente psiquátrico e teria sido assassinado após espancamento no Conjunto Village Campestre, em Cidade Universitária, na parte alta de Maceió. O homem teve um surto e invadiu um supermercado completamente sem roupa, o que provocou revolta da população que também presenciou a destruição causada por ele dentro do estabelecimento comercial. Horas depois, José Rinaldo foi encontrado sem vida em um terreno baldio. O caso aconteceu no último dia 1º.

O delegado Thiago Prado, que está à frente do inquérito, destacou no início da tarde desta quinta-feira, 09, em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/Record TV, que o corpo da vítima foi encontrado com marcas de violência no terreno no mesmo bairro. A autoria do crime ainda é desconhecida.

"Estava em nítido surto psicótico, se despiu e foi às ruas causando tumulto no bairro. Chegou a adentrar no estabelecimento comercial e derrubou produtos das prateleiras. Acabou contido por populares que fizeram com que ele saísse do estabelecimento, e em seguida, uma outra pessoa sai atrás dele", iniciou Prado.

"De acordo com as investigações, após aquela cena, ele foi para a sua residência, onde ficou por um tempo. Ele saiu novamente, ainda em surto, e horas depois apareceu morto na pista nova que dá acesso ao bairro de Benedito Bentes", continuou.

O delegado contou que já começou a colher depoimentos de familiares e testemunhas. A família, inclusive, comentou que José Rinaldo já tinha tido outras crises, porém não tinha envolvimento com crimes. Ainda segundo o interrogatório, o homem era uma pessoa tranquila.

"Vamos nos aprofundar nas investigações e responsabilizar criminalmente quem cometeu este ato. Lembrando que era uma pessoa inofensiva, não era agressiva, embora estava momentaneamente em surto psicótico. A gente orienta à população que acione as forças policiais e uma unidade de saúde, porque ele precisava de tratamento, para não ofender a integridade física de ninguém", complementou.

Quem tiver informações sobre a identificação e o paradeiro dos suspeitos que espancaram o homem até a morte pode entrar em contato com a Polícia Civil, por meio do Disque Denúncia 181. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.

Vídeo mostra surto de vítima - O vídeo feito por um popular mostra o momento em que José Rinaldo caminha nu, de um lado para o outro na rua do estabelecimento. Na sequência, ele discute com algumas pessoas e entra no supermercado. O homem quebrou aparelhos e jogou produtos no chão.

Um grupo de homens, ao perceber a situação e ouvir o barulho, foi até a porta do comércio para tentar contê-lo. Depois de alguns segundos, o homem deixa o supermercado correndo pela rua, ainda sem roupa, sendo perseguido por ao menos uma pessoa. 

Assista:

Em outra câmera, dentro do supermercado, é possível observar o homem visivelmente alterado. Ele derruba as prateleiras e os produtos colocados à venda. Veja a seguir:

O que fazer ao se deparar com um paciente psiquiátrico em surto? - A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) orienta que a população acione a Polícia Militar, por meio do número 190, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de número 192, quando encontrar pessoas em surto psiquiátrico. O paciente será atendido e posteriormente encaminhado ao hospital responsável para o tipo de tratamento.