Interior

Vídeo: PRF prende homem que transportava 550 pássaros silvestres, em São Sebastião

Ascom PRF | 22/08/21 - 13h23
Ascom PRF

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem e resgataram 550 pássaros silvestres transportados irregularmente, na madrugada deste domingo (22). O flagrante ocorreu na BR 101, Km 205, em São Sebastião/AL. Era por volta das 5h00 quando os policiais receberam informações de um veículo que estava vindo do Estado da Bahia com grande quantidade de aves silvestres. Após algum tempo fiscalizando em frente à Unidade Operacional da PRF em São Sebastião, a equipe avistou um veículo VW/VIRTUS, com dois ocupantes. O veículo sinalizou que iria parar, mas fugiu. 

Os agentes então realizaram um acompanhamento e conseguiram abordar o veículo, cerca de 200 metros depois. Após verificação da documentação pessoal e veicular, os policiais fizeram uma vistoria no carro, momento em que foram encontradas 09 gaiolas de pássaros silvestres, com aproximadamente 550 pássaros, sendo 200 da espécie canário da terra, 100 papa-capim e 250 caboclinho, alguns já estavam mortos em virtude da má e precária acomodação dos mesmos na mala do veículo, sem sequer água e comida.


 
Perguntado ao casal sobre a procedência dos pássaros, o homem informou que recebeu R$ 500,00 para ir buscá-los em Feira de Santana/BA e que seriam entregues em Maceio/AL. Entretanto, os policiais descobriram que ele já havia sido autuado pelo mesmo crime na data de 19/07/2019, transportando 700 pássaros, no município de Cristinápolis/SE.

Diante dos fatos,  foi dada ordem de prisão ao condutor pelo crime de transporte de pássaros silvestres, previsto no art. 29 §1º, Inc. III da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente. Os pássaros foram levados para sede do IBAMA, para procedimentos cabíveis.

Há um mês, no mesmo local, a PRF havia prendido um homem e resgatado 505 pássaros silvestres que estava dentro de um veículo Chevrolet/Prisma, de cor branca.