Mundo

Vídeo: propaganda que mostra freiras comendo batatas durante a comunhão gera revolta

O Tempo | 16/04/24 - 16h55
Foto: Reprodução/Youtube

Um anúncio publicitário de uma marca de batatas chips na Itália tem gerado polêmica e revolta entre a comunidade católica do país por usar a imagem de uma freira comendo batatas fritas no lugar da hóstia sagrada durante a comunhão. A Associação dos Telepectadores Católicos Italianos chegou a pedir a suspensão da propaganda e acusar a marca de praticar blasfêmia para aumentar as vendas do produto.

O anúncio de 30 segundos, assinado pelo grupo Lorenzo Marini, tem versões diferentes para a TV e web. A propaganda divulgada nas redes sociais é a que mais incomoda os católicos italianos.

A história do anúncio se passa em um convento, quando freiras estão se preparando para receber a comunhão e uma das madres, ao perceber que não tinham hóstias para o ritual, resolve substituí-las por batatas chips. 

Segundo o jornal religioso italiano 'Avenire, o presidente nacional da Associação dos Telespectadores, Giovanni Bagio, pediu a suspensão imediata do comercial por considerar que ele "ofende a sensibilidade religiosa de milhões de católicos praticantes além de ser ultrajante ao banalizar a comparação entre o chips e a partícula consagrada."

Em nota, Bagio ainda disse que o anúncio é uma "tentativa de reanimar uma empresa recorrendo à blasfemia”:

"O anúncio da Amica Chips é uma falta de respeito e criatividade, bem como um sinal da incapacidade de fazer marketing sem recorrer a símbolos que nada têm a ver com consumo e comida crocante", diz a nota.

Em entrevista à imprensa italiana, Laura Moratti, vice-presidente da Amica Chips, se defendeu e afirmou que o comercial não tinha o intuito de provocar católicos:

"A intenção era apenas evocar um momento de leveza, certamente não ofender. Na verdade, muitas pessoas, mesmo aquelas de fé, nos disseram que sorriram”, afirmou.

A cena do comercial que mostra as batatas no lugar das partículas sagradas no cálice foi cortada, mas ainda circula na web.

Veja a propaganda: