A Haidilao, maior rede chinesa de hotpot, um tipo de refeição em que os clientes cozinham seus próprios ingredientes em uma panela com caldo quente diretamente na mesa, anunciou que indenizará mais de 4.000 clientes que frequentaram uma de suas unidades em Xangai, na China. A ação ocorre após um vídeo de dois adolescentes urinando em uma panela do restaurante ter viralizado nas redes no mês passado.
LEIA TAMBÉM
No vídeo, os jovens aparecem de pé em cima da mesa de uma sala privativa urinando na panela de hotpot. Não se sabe quem registrou as imagens. O episódio aconteceu no fim de fevereiro, mas segundo a nota publicada pela rede, a administração do restaurante só tomou conhecimento do ocorrido quando os vídeos começaram a circular nas redes sociais.
Two boys have been detained by Shanghai police for allegedly urinating into a hotpot at an outlet of famous restaurant #Haidilao, police officers announced on Saturday.
— Shanghai Daily (@shanghaidaily) March 8, 2025
In the video, the man also laughed and said that the restaurant, Haidilao, China's hotpot chain, had launched a… pic.twitter.com/WeT0QSliDH
A polícia de Xangai informou por nota que os adolescentes, ambos de 17 anos, estavam embriagados no momento e foram detidos logo após o ocorrido. Não há indícios de que alguém tenha ingerido o caldo contaminado.
Em nota, o Haidilao pediu desculpas aos clientes e afirmou ter substituído todos os equipamentos de e utensílios de jantar da unidade, além de desinfectar outros itens utilizados. Segundo a empresa, os funcionários presentes na ocasião não conseguiram impedir a ação dos adolescentes. Identificar a unidade envolvida levou mais uma semana, já que a rede possui diversas filiais na cidade.
No Haidilao, os clientes utilizam equipamentos individuais de hotpot para preparar seus alimentos, e os caldos não são reutilizados. No entanto, neste caso, não há confirmação se o equipamento afetado foi devidamente higienizado antes de ser usado por outro cliente.
"Reconhecemos que nenhum tipo de compensação pode reparar completamente o impacto deste incidente sobre nossos clientes, mas faremos tudo ao nosso alcance para assumir a responsabilidade", declarou a empresa em nota.
O rede de comida chinesa informou que clientes que visitaram a unidade entre 24 de fevereiro e 8 de março receberão o reembolso total de suas refeições, além de uma compensação em dinheiro equivalente a dez vezes o valor pago.
Fundada em Jianyang, na província de Sichuan, sudoeste da China, a Haidilao cresceu rapidamente e hoje conta com mais de 1.000 restaurantes ao redor do mundo.
+Lidas