Futebol

Vídeo: Tavares comenta sobre renovações e diz que CSA cogitou R. Moura e J. Carlos

Paulo Victor Malta | 04/12/18 - 16h07
Raimundo Tavares, presidente do Conselho Deliberativo do CSA | Alisson Frazão / Ascom CSA

O presidente do Conselho Deliberativo do CSA, Raimundo Tavares, participou na noite da última segunda-feira (3) do Pajuçara Futebol Clube, na Rádio Pajuçara FM Maceió - 103,7, comentou sobre as renovações com o elenco azulino, afirmou que a diretoria cogitou nomes como Rafael Moura, do América-MG, e João Carlos, do CRB, e praticamente descartou a permanência do meia Daniel Costa. 

"O Rafael Moura é um jogador que foi cogitado, mas não evoluiu. Porque essas contratações do CSA passam por um processo longo. A informação, as pessoas trabalham, o Fabiano (Melo), o (Marcelo) Cabo, Gabriel (Cabo), Rodolfo (Oliveira), eu, o próprio Rafael (Tenório). Às vezes a gente gosta de um jogador, mas vamos procurar, nos cercarmos de todas as informações. O Rafael Moura é um jogador que foi cogitado, mas hoje (está) fora". 

"O que eu queria dizer em relação ao 9 é que nós já estamos com esse jogador contratado, mas não posso anunciar porque ele ainda tem um vínculo. Essa é uma contratação que será dada pelo presidente Rafael porque é um investimento. É um presente de Natal. Perto do Natal acho que o Rafael vai reunir a sua equipe e dar o presente", revelou. 

Sobre a permanência dos jogadores que conquistaram o acesso à Série A, Raimundo Tavares praticamente descartou a renovação com Daniel Costa. 

"Daniel Costa é um jogador que está há duas temporadas aqui. É inegável tudo o que ele fez. Teve bons momentos. Mas não teve um final de Série B satisfatório. Não terminou em grande estilo.O Daniel dificilmente renovará com o CSA. Estou inclusive para telefonar para ele, eu e o presidente Rafael, para ter uma conversa com ele, agradecer e tal. Bola para frente, desejar a ele que seja feliz em outra equipe. (Foi opção do Marcelo Cabo?) Não posso jogar essa culpa só para o Marcelo de renovação ou não do Daniel. Isso passou por um processo de avaliação, o clube entendeu, através desta comissão, que não era o momento de renovação, nem de comprar ou criar qualquer tipo de divergência e aresta onde poderia ser evitado", explicou. 

Ainda na segunda-feira, o CSA anunciou um pacotão com os primeiros seis reforços para 2019. Tavares assegurou que outras contratações estão acertadas, mas que não pode divulgar por enquanto. 

"Tem um lateral-esquerdo para anunciar. Temos uns meias, zagueiro para anunciar por esses dias. Vamos fazer um grupo competitivo para esse quadrimestre. O torcedor pode ficar absolutamente tranquilo, que nós estamos antenados para no momento oportuno anunciar os jogadores de Série A lá na frente. Não podemos gastar recursos. Chegamos agora. Não vamos pegar agora porque somos Série A e gastar por conta, de forma irresponsável. Isso o nosso presidente não concorda, os membros não concordam". 

"Vamos no mesmo método que deu certo da D para C, da C para B e da B para a A. Garanto que o que vamos montar compete tranquilamente com Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Lá na frente, mês de abril, vamos pontuar seis ou cinco jogadores, o que precisar para reforçar e fazer uma análise". 

"De repente posso ter trazido alguns aqui que não deram resposta positiva nenhuma. Aí sim, como nós somos de Série A, mas esse jogador aqui não rendeu e ganha um salário que não vou poder empregar ele aqui, nós vamos emprestar, pagar uma parte, já diminui da sua folha. Fazer o que fizeram com a gente. Isso é uma análise que só é possível ser feita lá na frente. Agora, se lá na frente precisar... Eu tenho um grupo de 26 jogadores e preciso tirar 10 e trazer 10, nós vamos tirar 10 e trazer 10", cravou.  

Sobre a renovação com Lucas Frigeri, Tavares informou que aguardava uma resposta até esta tarde. O dirigente afirmou que o CSA não iria entrar em negociação para realizar compra ou pagamento. Nesta tarde, o goleiro utilizou as redes sociais para se despedir do Azulão. Ao TNH1, o superintendente de futebol do CSA, Fabiano Melo, disse que o São Caetano não liberou o jogador. 

Veja outros trechos da entrevista

Fabrício contratado

"O Fabrício é um jogador que posso aqui em primeira mão confirmar. É um nome que foi ventilado e o documento já foi assinado. O Fabiano Melo me ligou antes de eu vir aqui e disse que o Fabrício estava certo. É um jogador que ficamos observando ele desde a Série B. Por sinal, aqui nós ganhamos do Boa por um placar apertado e ele foi muito bem. Um bom goleiro, estatura de 2m de altura. É um cara que vai brigar tranquilamente pela posição". 

João Carlos

"(O CSA chegou a pensar no João Carlos, do CRB?) Chegou. Todo bom jogador nós estamos... O João Carlos é um cara que demonstrou não só agora no CRB, mas na Ponte Preta, por onde passou, muita qualidade. Foi uma coincidência porque eu estava tratando de um jogador, que o empresário dele, o representante é quem trata da vida do João. Na conversa, eu estava tratando de um jogador e surgiu o nome do João carlos, a possibilidade dele disputar uma Série A. Seria justo, seria um prêmio por tudo que ele fez". 

"Aí eu tinha ainda engatado a conversa com o Lucas Frigeri, que é um cara que também foi bem. Seria por demais justo fazer os contatos para sua renovação, dar uma prioridade ao Lucas. Porque você também não vai botar Lucas, João Carlos, Fabrício, Mota, Cajuru, aí está errado o planejamento, é um time de goleiros, todos de alto nível. Não seria bom isso". 

Jogador bilheteria

"Nesse primeiro quadrimestre talvez não (jogador bilheteria), vai depender da oportunidade. Mas posso garantir que nessa leva desse quadrimestre vão vir jogadores interessantíssimos. Jogadores que digam: "Os caras agora acertaram. porque esse vai ser útil agora nesse momento e ser útil na Série A". É questão de tempo e calma, nós já avançamos muito e continuamos avançando nos contatos". 

"Hoje (segunda) à tarde tive uma notícia excelente de um grande jogador, jogador ainda com idade. De um grande time do futebol brasileiro, que lá não vai jogar, mas vai jogar aqui, sendo o cara. Isso está bem adiantado. Não podemos estar citando nomes para não prejudicar, até porque tem outros clubes, inclusive do Nordeste, que estão arrudiando lá, mas eu já tenho a garantia, mas ainda não está no papel. Então, não podemos correr o risco". 

Yuri

"Yuri interessa demais ao CSA. Todo esforço será feito. Fizemos inclusive contato com a direção do Bahia, o próprio Marcelo Santanna, que está ajudando nesse processo do Yuri. O que enxergo do Yuri? O Bahia viu que ele foi bem aqui. Mas o Bahia sabe que ele não vai jogar no Bahia. Ele vai jogar aqui no CSA ou talvez em outro clube. Lá no Bahia, ele não vai (jogar) porque lá ele ficou um ano, dois e não jogou". 

"Ele é de São Paulo, mas quando chegou ao Bahia foi para a base. Brincando com o Marcelo, eu disse que era simplesmente olho grande do Bahia porque ele foi bem: "Eu quero". Mas não vai jogar. Temos que ter calma, analisar isso. O Yuri quer ficar em Maceió. O CSA quer, eu quero, o Marcelo quer, a torcida quer, o presidente Rafael quer. Mas é preciso entender que não é como a gente quer, não é fácil".