Mundo

Vídeo: 'Tornado de fogo' é filmado na Califórnia em incêndio que já dura 2 dias

TNH1 com Folhapress | 10/11/18 - 13h32
'Coluna de fogo' foi registrada morador da Califórnia | Twitter

Desde a última quinta-feira (8), moradores da Califórnia, nos EUA, sofrem com um incêndio que está devastando grande parte do território estadual e deixando nove mortos e milhares de desabrigados. As vítimas foram encontradas na cidade de Paradise, no norte da Califórnia, onde cerca de 6.700 casas e estabelecimentos foram queimados.

Um dos habitantes conseguiu registrar, com segurança, um raro fenômeno que lembra uma coluna de fogo, que começa no solo e atinge as nuvens. Os americanos chamam o fenômeno de "Fire Devil", que traduzindo signifca "Demônio do Fogo". Três bombeiros ficaram feridos e 35 pessoas estão desaparecidas.

Confira:

O presidente americano Donald Trump acusou o governo estadual de má gestão pelos incêndios de grandes proporções registrados em florestas californianas. A declaração do governante foi feita por meio do Twitter. Ele também afirmou em tom ameaçador que pode cortar o repasse de verbas federais aos órgãos de gestão das florestas atingidas.

Segundo os dados do Departamento de Incêndios e Proteção Florestal do estado, é um dos incêndios mais destrutivos da história. Na região de Los Angeles, uma das mais populosas do estado, as chamas ameaçam cerca de 75 mil casas e mais de 200 mil pessoas receberam ordens de evacuação na manhã deste sábado.