Meio Ambiente

Vídeos: manchas de óleo são encontradas em Lagoa do Pau, local de desova de tartarugas

João Victor Souza | 06/10/19 - 15h54
Reprodução

Banhistas que curtiam o domingo na praia de Lagoa do Pau, em Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, ficaram espantados ao avistar manchas de óleo, que já atingem o Nordeste brasileiro desde início de setembro, dentro da água. Uma grande quantidade do material apareceu sendo levado pelas ondas até a areia da praia por volta de 12h.

Uma das guarda-vidas do local, Aparecida Galvão, conversou com o TNH1 na tarde de hoje e informou que as pessoas foram orientadas a deixar o mar e a se afastar da mancha, para que não tivessem contato com ela. "A mancha tomou de 20 a 30 metros da areia da praia. Os banhistas já se afastaram, tinham muitos, já que hoje é domingo e muita gente quer curtir o fim de semana aqui", disse.

Ainda segundo ela, um grupo chegou a utilizar pás e sacos de nylon para remover o óleo da praia, porém sem sucesso. Equipes do Ibama e da Marinha foram acionadas. "A maré deve subir daqui a pouco e acredito que pode levar a mancha pra água novamente", reforçou a guarda-vidas. 

Veja vídeos:

O Instituto Biota de Conservação confirmou à reportagem que a praia, assim como todo o litoral de Coruripe, é usada por tartarugas marinhas para a desova, mas não houve registro de animais mortos neste domingo. O TNH1 tentou contato com o Ibama e com o IMA, mas não obteve retorno. 

As manchas de óleo que aparecem nas praias do Nordeste já estão sendo investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. O material já foi identificado como petróleo cru, mas ainda não se sabe a origem. 

Pontal do Coruripe

Uma extensa mancha também pôde ser vista na areia de Pontal do Coruripe, na tarde de ontem. Uma tartaruga-oliva fêmea foi resgatada com vida depois de apresentar óleo pelo casco, cabeça e patas. O Ibama ficou responsável pelo tratamento do animal. 

(Crédito: Cortesia)

Outros casos em Alagoas

No sábado, 05, moradores de Piaçabuçu se depararam com manchas de óleo na areia da praia do Pontal do Peba. Eles acionaram a Prefeitura que enviou uma equipe para a remoção do resíduo neste domingo. 

De acordo com o Ibama, num mapa que monitora áreas com localidades oleadas, foram afetadas em Alagoas praias das cidades de Piaçabuçu, Coruripe, Roteiro, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e Japaratinga.

Quem flagrar manchas de óleo em praias de Alagoas pode entrar em contato com o Biota pelo Whatsapp (9 9115-2944). O instituto deve informar o fato para o Ibama e para a Marinha, que tomam os procedimentos cabíveis. O Biota também orienta a população a fazer fotos e filmagens, e sempre dizer a data e o local em que a mancha surgiu durante a gravação dos vídeos.