Alagoas

Vídeos mostram ônibus atolados no mar do Pontal do Peba; assista

02/01/18 - 08h36
Reprodução / Vídeo

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram dois ônibus atolados na praia do Pontal do Peba durante o feriadão de Ano Novo, em Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas.

Segundo informações colhidas no local, isso aconteceu devido à grande quantidade de veículos que circularam na região durante o final de semana prolongado. A demora desses carros em deixar o local causou um "engarrafamento" e impediu que os ônibus deixassem a faixa de areia antes da maré encher.

Confira:

Moradores da região reclamam da falta de fiscalização dos órgãos competentes.  "Esse trecho não poderia estar recebendo nenhum tipo de veículo motorizado, mesmo assim, carros costumam transitar com liberdade por aqui. Parece que não existem funcionários efetivos suficientes para realizar o serviço", disse um deles.

Segundo o coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César, existe uma resolução do Cepram (Conselho Estadual de Proteção Ambiental) que proíbe o tráfego de veículos motorizados nas praias de Alagoas. Entretanto, o município de Piaçabuçu possui uma característica diferenciada: por causa de um processo erosivo, causado pelo avanço do mar, houve a destruição da rua que havia na frente das casas e a presença de um charco e um rio por trás do Peba, e o único meio de acesso seria pela praia. 

A assessoria informou que o IMA notificou a prefeitura cobrando a resolução do problema. A assessoria informou ainda que a solução mais viável seria elaborar o projeto Orla, o plano de gestão integrada para a orla do Pontal do Peba.

"O município se comprometeu, fez a adesão junto a SPU e está aguardando para iniciar os trabalhos. Enquanto isso, não há alternativa além do tráfego de veículos na faixa de areia, porque se trata de um fenômeno natural, um processo de erosão acentuado naquela faixa de praia. O Ministério Público está ciente da situação. Caso não haja continuidade na elaboração do plano de gestão integrada, o IMA deverá tomar novas medidas junto a prefeitura por causa dos impactos que podem ser causados na biota local devido ao tráfego intenso de veículos" dizia a nota da assessoria.

Sobre a ausência de placas educativas, a equipe do IMA vai verificar a necessidade e a possibilidade de colocação, considerando que parte da área pode estar localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piaçabuçu, uma Unidade de Conservação federal.

A assessoria de comunicação disse ainda que há denúncias sobre a presença de lixo na praia, após os festejos do feriado, e que a prefeitura será notificada a retirar os resíduos.