Interior

Vídeos: Rio Paraíba transborda após fortes chuvas e causa transtornos à população ribeirinha

TNH1 com Prefeitura de Viçosa | 02/07/22 - 07h03
Luiz Diego/Cortesia

Equipes, máquinas e veículos foram acionados para dar assistência às famílias atingidas pelas chuvas em todo o município de Viçosa. Segundo a prefeitura da cidade, as pessoas estão sendo removidas para abrigos públicos disponibilizados pela gestão desde a sexta-feira, 1º. O Rio Paraíba do Meio transbordou, na última tarde, e já afeta diversas ruas do local.

Imagens enviadas à redação do TNH1 mostram a força da água do rio que vai de encontro com uma ponte, causando impacto ao atingir a base de apoio da estrutura. Os vídeos foram gravados por populares que ainda se arriscaram perto do local. Veja abaixo:

“A situação está se agravando e eu venho pedir encarecidamente que as famílias que moram nas áreas de risco, principalmente às margens do Rio Paraíba, que saiam das casas. A gente precisa da compreensão de todos. Nossas equipes estão distribuídas, todos engajados nessa missão para dar todo o apoio necessário que a população de Viçosa precisa”, assegurou o prefeito do município, João Victor.

Ainda de acordo com o município, o transbordamento do Rio Paraíba atingiu a Rua do Gurganema, Tibúrcio Nemésio, Passagem de Areia, Rua Nova, Rua do Banho, povoado Anel, Mata Escura e Rua do Cochicho, além de outras localidades.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e equipes das secretarias municipais atuam na remoção das famílias residentes nas áreas de risco e que registram pontos de transbordamento. Foram disponibilizados abrigos nas escolas Cônego Jatobá, Manoel Firmino, Escola EJA no Povoado Anel e um Grupo Escolar localizado na Cohab.

No início da noite, a Superintendência Municipal de Transporte, Trânsito e Defesa Social (SMTTDS) interditou preventivamente as duas pontes (Nova e Velha) sobre o Rio Paraíba, diante da elevação do nível das águas.

A população pode acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil através do número (WhatsApp): 82 - 99633 6596.

Cajueiro também sofre com invasão de água - Na cidade de Cajueiro, vizinha de Viçosa, a situação não é diferente. O transbordamento do Rio Paraíba também deixou diversas famílias ilhadas e debaixo d'água. Como os vídeos mostram a seguir, a população ficou assustada, e moradores das casas e donos de estabelecimentos tiveram prejuízos com o transbordamento. Confira: