Futebol

Vinte e dois novos árbitros de futebol se formam pelo Cesmac

Ascom Cesmac | 16/07/19 - 14h40
Ascom Cesmac

Sábado (13.07), o Centro Universitário CESMAC, por meio do  curso de Educação Física e coordenação de pós-graduação, formaram 22 novos árbitros de Alagoas em ação conjunta com a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas. Durante 10 meses, os alunos do curso de formação de árbitros realizaram 250 horas em disciplinas proposta pela Escola Nacional de Árbitros da CBF.

Além das regras de futebol, os alunos tiveram aulas de Transição de carreira; Noções de inglês e espanhol; Noções de primeiros socorros aplicados a arbitragem; Fisioterapia aplicada a arbitragem; Psicologia aplicada a arbitragem; Expressão oral e escrita; Legislação e código desportivo; Mecânica e técnica de arbitragem; Nutrição aplicada ao futebol; Súmulas e Relatórios; Coordenação motora e técnica de corrida; Preparação física e avaliações; e, Prática e estágio supervisionado. Esse curso foi o primeiro curso de formação de árbitros que contou com essa proposta pedagógica no nordeste. Os alunos estão a disposição da comissão de arbitragem da FAF para atuarem nos jogos da entidade.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó; o presidente do Sindicato dos Árbitros de Alagoas, Sílvio Acioli; a Secretária de Esportes, Lazer e Juventude de Alagoas, Sra Cláudia Petuba; o ex árbitro da Confederação Brasileira de Futebol, Flávio Feijó; o coordenador pedagógico do curso de formação de árbitros, Prof. Vitor Fabiano; e, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Alagoana de Futebol,  Charles Hebert além dos professores que ministraram as disciplinas do curso.

O momento que marcou a solenidade foi a oratória dos representantes de turma Alessandra Stefany e João Paulo  que relembraram momentos de descontração e dificuldades enfrentados durante o curso de formação.