Futebol

Vitória fora de casa e resultados aumentam chances de acesso do CSA; veja cenários

Redação TNH1 | 21/01/21 - 11h15
Photo Press / Folhapress

A vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo-SP fora de casa e os resultados dos concorrentes ao G-4 aumentaram as chances de acesso do CSA à Série A do Brasileirão. O time do técnico Mozart chegou aos 56 pontos e reassumiu a quarta posição da tabela. Veja as possibilidades no fim da matéria

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o CSA tem 64% de chances de subir de divisão faltando apenas duas rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro. América-MG e Chapecoense já estão garantidos, enquanto o Cuiabá, que tem 61 pontos, tem 99% de chances. 

O principal concorrente do time alagoano é o Juventude, que tem 55 pontos e está na quinta colocação. O Alviverde tem 29% de chances, de acordo com o Infobola. Logo em seguida estão Avaí (3%), Sampaio Corrêa (1%), Ponte Preta (3%) - que fecha a rodada hoje contra a Chapecoense fora de casa -, e o Operário (1%). 

Resultados da 36ª rodada
- Botafogo-SP 1x3 CSA
- Avaí 5x2 Juventude
- Confiança 0x1 Sampaio Corrêa 
- Paraná 0x2 Cuiabá
- Cruzeiro 2x1 Operário
- Chapecoense x Ponte Preta*
*Jogo será realizado nesta quinta-feira. 


Foto: Reprodução / Sr Goool

Os números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais também fazem projeção parecida. Com 66,2% de chances para o CSA, 27,3% para o Juventude, 3% para a Ponte Preta, 2,9% para o Avaí, 0,63% para o Sampaio Corrêa e 0,1% para o Operário. 

Cenários

Uma combinação de resultados pode garantir o acesso do CSA já nesta 37ª rodada. Para que isso aconteça, primeiro é preciso que a Ponte Preta, que tem 51 pontos, não vença a partida com a Chapecoense nesta quinta-feira, às 17h45, na Arena Condá, em Chapecó, no fechamento da 36ª rodada. A Macaca, em caso de empate hoje, só poderia chegar aos 58 pontos nas rodadas finais.  

Depois, o CSA tem que vencer o Brasil de Pelotas nesta sexta-feira, 22, às 19h15, no Rei Pelé. E torcer para que o Juventude não ganhe do Figueirense também na sexta, às 16h, no Alfredo Jaconi. 

Neste cenário, o Azulão chegaria aos 59 pontos, com 17 vitórias, enquanto os gaúchos, em caso de empate com o Figueira, só poderiam chegar aos 59 pontos, perdendo no número de vitórias, primeiro critério de desempate.

Ainda que Juventude e Ponte Preta vençam seus respectivos jogos, o CSA só depende das próprias forças para subir e conquista o acesso se vencer os duelos contra Brasil de Pelotas e Náutico.