por Luan Paz
Eu sempre fui muito curioso com relação a essa associação que fazemos entre um país (cidade, estado ou região) e qual flor a representa, mas você sabe qual a flor que representa o nosso país? Se disse ipê acertou, mas se ainda não a conhece vamos embarcar na história dessa planta que, em algumas regiões do país é chamada de árvore de cuscuz.
LEIA TAMBÉM
Ela contraria um pouco a máxima da natureza, pois as flores do ipê desabrocham em dias secos e cinzentos de inverno. E, antes mesmo de surgirem folhas novas, elas anunciam a proximidade da Primavera.
Cada região possui suas espécies características, como a castanheira para o norte do país e o pinheiro no sul. Já o ipê amarelo pode ser encontrado em todos os estados do Brasil, o que reforça sua identificação com todas as regiões do país. Sempre chamou a atenção de poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil como árvore nacional e o ipê-amarelo, como flor nacional.
No paisagismo, a espécie Tabebuia chrysotricha, nativa da mata atlântica, ocorrendo desde o sul do Brasil, até o litoral do Nordeste é a mais utilizada e recomendada. Árvore de médio porte, cujo tamanho não chega a entrar em conflito com a fiação elétrica. Também não tem raízes agressivas, sendo excelente para ser plantada próximo a calçadas. Essas duas características fazem com que ela seja ideal na arborização urbana.
No outono ela perde todas suas folhas, mas são substituídas no fim do inverno por uma espetacular floração amarela, anunciando a chegada da primavera. São tantas flores que chega a fazer um tapete amarelo em calçadas e na grama, embelezando o jardim mesmo quando suas flores já caíram.
LEIA MAIS
+Lidas