Política

YouTube revome vídeo de audiência da Câmara Municipal sobre passaporte de vacina em escolas

04/03/22 - 17h11
Assessoria

O YouTube removeu a transmissão ao vivo e retirou do ar o vídeo da audiência pública sobre os efeitos da decisão judicial que obriga a vacinação em crianças, realizada nessa quinta-feira, 3, no plenário da Câmara Municipal de Maceió. Segundo a plataforma, a discussão e as falas de alguns participantes violaram diretrizes da comunidade. A assessoria de comunicação da Câmara confirmou que a transmissão em tempo real foi suspensa 21 minutos antes de seu final e que todo o conteúdo foi removido do canal oficial da Casa.

A audiência pública foi proposta pelos vereadores Gaby Ronalsa (DEM) e Leonardo Dias (PSD) e contou com a participação de uma plateia que é contra a exigência do passaporte vacinal para as crianças. Entre os participantes convidados estava o pediatra paulista Marcus Pompeu, que afirmou, sem citar dados, que 70% das pessoas que estão internadas por Covid-19 estariam com segunda e a terceira doses em dia. Pompeu afirmou ainda que a vacina contra  Covid não é garantia de cura e nem livra as pessoas de contrair o vírus. 

Por meio de seu perfil no Instagram, em tom de ironia, a vereadora Teca Nelma fez um resumo do que foi discutido na audiência e que, possivelmente, pode ter causado a derrubada do conteúdo do You tube: "A Anvisa é mentirosa, vacina deixa as pessoas com deficiência, Ivermectina é efetivo...", escreveu a vereadora, antes de remover o post do ar.

O vereador Leonardo Dias, autor da proposta da a audiência classificou a decisão do YouTube de absurda. “O YouTube simplesmente retirou do ar o vídeo da Audiência Pública sobre o Passaporte Sanitário nas escolas, realizada pela Câmara Municipal de Maceió. Uma censura absurda sobre uma Casa que tem a missão de dar voz à população e de debater temas de interesse da sociedade”, escreveu Dias em post no Instagram.