TNH1
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
TNH1
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Quem tomou a vacina da dengue suspensa vai precisar tomar outra dose? Entenda o que dizem os especialistas

Por João Carlos Gomes
13/06/2026
Quem tomou a vacina da dengue suspensa vai precisar tomar outra dose? Entenda o que dizem os especialistas

Foto: Mufid Majnun/Unsplash

Na última segunda-feira (8), o Ministério da Saúde decidiu suspender, de forma temporária, a vacinação contra a dengue com o imunizante do Instituto Butantan, que já foi aplicado em mais de 500 mil pessoas.

A decisão foi motivada pelo registro de 42 eventos adversos pós-vacinação, dentre os quais constam duas mortes suspeitas. Os casos foram submetidos a uma análise rigorosa para determinar se os episódios possuem relação direta com a aplicação do imunizante.

Vale destacar, no entanto, que a eficácia da vacina não foi comprometida, conforme assegurado pela vice-coordenadora do Departamento Científico de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Ana Karolina Barreto Berselli.

Em entrevista ao portal Jornal da CBN, a especialista destacou que pessoas que receberam o imunizante do Butantan e não sofreram nenhum efeito colateral grave estão totalmente protegidas e, por conta disso, não precisarão tomar doses adicionais.

Já indivíduos que fizeram uso recente da vacina e apresentarem sintomas como febre persistente, dor abdominal intensa ou contínua, queda de pressão ou sangramento devem procurar a unidade de saúde mais próxima para que a situação seja avaliada.

Suspensão vale apenas para vacina do Butantan

O Ministério da Saúde esclareceu que a suspensão preventiva atinge exclusivamente o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, uma vez que este foi o único a registrar os eventos adversos sob análise.

Dessa forma, a Qdenga, que é a vacina contra a dengue produzida pela farmacêutica japonesa Takeda e destinada a adolescentes de 10 a 14 anos, segue com as recomendações habituais, pois já demonstrou segurança e eficácia tanto no Brasil quanto em diversos outros países.

Em nota oficial, o Instituto Butantan reforçou que ainda não há nenhuma comprovação que vincule seu imunizante aos problemas sob investigação. Apesar disso, o centro de pesquisa reiterou o compromisso de colaborar com os órgãos sanitários, fornecendo dados técnicos, realizando novos estudos e monitorando os pacientes vacinados.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista formado pelo Centro Universitário Carioca, fã de música e apaixonado pela profissão que, diariamente, se dedica a atualizar os leitores do TNH1.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja mais

Exercícios simples ajudam acalmar mente

Exercícios simples que ajudam a acalmar a mente depois de períodos estressantes

03/11/2026
Quer mudar decoração reformar cor

Quer mudar a decoração sem reformar? Esta cor de tinta pode ser uma alternativa às paredes brancas

03/11/2026
Sobras vegetais virar novos temperos

Sobras de vegetais podem virar novos temperos com um copo de água na janela

03/11/2026
Mistura etanol gasolina subir testes

Mistura de etanol na gasolina pode subir para 35% após testes previstos para 2027

03/11/2026
Receita bolo cenoura leva cobertura

Esta receita de bolo de cenoura leva cobertura de chocolate e fica pronta em 35 minutos

03/11/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

TNH1

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade

TNH1