Belo Horizonte participa do Programa Dignidade Menstrual Brasil, uma iniciativa federal que combate a pobreza menstrual oferecendo absorventes gratuitos. O programa é voltado para mulheres, pessoas trans e não binárias, além de estudantes de baixa renda e moradores de rua cadastrados no CadÚnico.
Os absorventes podem ser retirados em farmácias do Programa Farmácia Popular na cidade, visando melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Como funciona o acesso aos absorventes
Para retirar os absorventes, que promove dignidade e saúde, é necessário emitir autorização pelo aplicativo “Meu SUS Digital” ou em unidades básicas de saúde. Essa autorização, válida por 180 dias, permite a retirada de até 40 absorventes, suficientes para dois ciclos menstruais.
É essencial apresentar um documento de identificação para acessar o benefício. Após a retirada, um novo pedido pode ser feito após 56 dias.
A iniciativa tem como objetivo mitigar os efeitos da pobreza menstrual. Dados indicam que 1 em cada 4 estudantes faltam às aulas por falta de absorventes, prejudicando a educação e a inclusão social.
Retirada nas farmácias
Nas farmácias do Programa Farmácia Popular, as autorizadas para o programa, o atendimento segue um fluxo padrão. A autorização deve ser utilizada no prazo de 180 dias e, se não houver retirada total, o saldo pode ser reclamado antes do vencimento.
A expectativa é de que, com a ampliação contínua do programa e das farmácias credenciadas, mais cidadãos possam se beneficiar dessa política pública.





