Ídolo do Santos nas décadas de 1970 e 1980, o ex-atacante Juary revelou, em entrevista ao canal Voz do Esporte no YouTube, que passou por três meses de depressão severa e que foi o período trabalhando como motorista de aplicativo que o ajudou a sair dela.
“O Uber me tirou da depressão”, disse também, que passou pela situação sem tomar nenhum remédio.
Uma carreira que atravessou continentes
Juary Jorge dos Santos Filho nasceu em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, em 1959. Chegou ao Santos com 17 anos e foi peça importante no título do Campeonato Paulista de 1978, o primeiro do clube desde a era Pelé.
Nos anos seguintes, construiu carreira sólida na Itália, passando por Avellino, Inter de Milão, Ascoli e Cremonese, antes de acertar com o Porto, de Portugal, em 1985.
Na noite de 27 de maio de 1987, em Viena, o Porto enfrentava o Bayern de Munique pela final da Copa dos Campeões da UEFA perdendo de 1 a 0 quando Rabah Madjer empatou de calcanhar e, quatro minutos depois, cruzou para Juary bater de primeira e dar o título ao Porto, o primeiro da história do clube em competições europeias.
Naquele mesmo ano, a equipe de Artur Jorge ainda venceu a Supercopa da UEFA e o Mundial Interclubes sobre o Peñarol do Uruguai. Juary marcou 19 gols em 60 jogos pela camisa azul e branca antes de retornar ao Brasil, em 1988, para uma segunda passagem pelo Santos e pelo Moto Club, onde encerrou a carreira em 1990.
O que aconteceu depois que o campo ficou para trás
Sobre o período que levou à depressão, Juary não deu muitos detalhes na entrevista, mas descreveu a sensação com precisão: “Poderia até brincar com os amigos, mas eu não estava ali. Foi me derrubando, derrubando.”
Ele contou que só se sentia bem na igreja e que, ao chegar em casa, não tinha ânimo para nada além de sentar diante da televisão. A fé, a família e o trabalho no aplicativo foram os três elementos que apontou como centrais para a recuperação.
A rotina das corridas, o contato com desconhecidos e a sensação de fazer algo concreto todos os dias parecem ter devolvido a Juary uma estrutura que estava faltando. “Deus me ajudou e o Uber completou a obra”, disse.
Ele trabalhou no aplicativo por quatro meses e chegou a ser reconhecido por passageiros, incluindo uma mulher que ficou visivelmente emocionada ao perceber quem estava ao volante. Juary ainda é ligado ao futebol: treinou nas categorias de base do Santos e desde 2023 é técnico do Náutico, clube de Roraima.





