Uma padaria argentina recebeu o prêmio de Panadería Artesanal Tradicional do Ano 2026, concedido pela revista britânica LUXlife nos Bake and Brew Awards.
O estabelecimento, localizado no bairro de Saavedra, em Buenos Aires, foi escolhido entre negócios de vários países, incluindo Reino Unido e Abu Dabi, por seu trabalho artesanal e por preservar sua identidade ao longo do tempo.
A cerimônia de premiação destacou empresas que combinam criatividade, ofício e tradição na panificação e no café.
Daniel Griffin, coordenador dos prêmios, destacou o trabalho dos negócios selecionados na primeira convocatória, e disse que os comércios premiados ajudaram a estabelecer as bases de um certame que pretende continuar nos próximos anos.
Padaria familiar que atravessou três gerações em país ganha reconhecimento internacional
A história começou quando Antonio Rodríguez chegou da Espanha à Argentina aos 13 anos.
Após a morte do pai, três anos depois, precisou assumir o sustento da família e trabalhou primeiro no campo.
Depois, mudou-se para Buenos Aires, onde conheceu Alba, sua futura esposa e sócia nos negócios.
O casal trabalhou simultaneamente em até três empregos para juntar recursos e abrir seu próprio estabelecimento.
O casal abriu a primeira padaria em La Boca, perto do porto, antes de comprar um imóvel em Saavedra.
A padaria original funcionava desde 1931, e apesar dos alertas de que a região tinha menos circulação de clientes que a portuária, os Rodríguez decidiram expandir ali.
Ao longo das décadas, o cardápio passou a incluir, além de pães, biscoitos e croissants, bolos, tortas e chocolates.
Gestão participativa marca a terceira geração
Hoje, o negócio está nas mãos de três membros da terceira geração: José Antonio, Juan Manuel e Marisol Alfonso Rodríguez.
A empresa mantém seu caráter familiar e se integra aos hábitos diários e celebrações de seus clientes há gerações.
Marisol começou a trabalhar na padaria aos 14 anos, nos fins de semana, enquanto cursava uma licenciatura em marketing.
Aos poucos, passou a cuidar da identidade visual, do design dos locais, das embalagens e da comunicação.
Ela disse que a confiança nos colaboradores é central: a empresa confia neles e oferece as ferramentas, a segurança e o conhecimento de que precisam para desenvolver seu potencial.
O estabelecimento emprega 60 pessoas e realiza reuniões semanais para compartilhar propostas, avaliar dificuldades e tomar decisões operacionais.
O objetivo é permitir que quem começa em funções iniciais se capacite, conheça o ofício e assuma posições de liderança.
Marisol destacou que 60% dos postos de liderança são ocupados por mulheres.
A companhia também emprega pessoas com deficiência e busca incorporar profissionais com mais de 50 anos.
Para a empresa, se a equipe se sente respeitada, apoiada e orgulhosa do que faz, os clientes também sentirão isso.





