TNH1
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
TNH1
Sem resultados
Ver todos os resultados

Capital mais segura do Brasil tem megasistema para identificar criminosos e agir rápido

Por Eduardo Sant’Anna
14/12/2025
Capital mais segura do Brasil tem megasistema para identificar criminosos e agir rápido

Freepik/Reprodução

Santa Catarina consolidou, pela terceira vez consecutiva, a posição de estado mais seguro do Brasil, segundo o Anuário 2025, Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado pela plataforma MySide. A pesquisa, baseada em dados do IBGE e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, aponta Brusque, Jaraguá do Sul e Tubarão como os três municípios mais seguros do país. Entre as capitais, Florianópolis lidera o ranking nacional.

O levantamento mostra que Santa Catarina registrou taxa de homicídios de 8,6 mortes por 100 mil habitantes, índice equivalente ao de São Paulo e muito inferior à média nacional. Distrito Federal (12,3), Rio Grande do Sul (15,2) e Goiás (18,3) completam o grupo dos estados com melhores indicadores.

Integração e inteligência reforçam segurança

Para o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o resultado é consequência de uma estratégia baseada na integração entre as forças policiais e uso intensivo de tecnologia. Segundo ele, cerca de 92% das mortes decorrentes de intervenção policial em 2025 envolveram pessoas com antecedentes criminais relevantes, incluindo homicídio, tráfico e porte ilegal de armas. “O trabalho é organizado, preciso e apoiado em tropas altamente treinadas”, afirmou Graff.

O governador Jorginho Mello (PL) celebrou o novo reconhecimento:“Garantir a segurança dos mais de 8 milhões de catarinenses é uma missão permanente. Santa Catarina é, com muito orgulho, o estado mais seguro do Brasil.”

Além da redução histórica nos homicídios dolosos, o estado registrou quedas expressivas em outros crimes no mês de setembro: roubos (-24,2%), furtos (-16,9%), estelionatos (-11,7%), violência doméstica (-12,6%) e roubo de veículos (-54,3%).

Blumenau e outras cidades se destacam

No recorte de cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes, Blumenau lidera o ranking regional após figurar em 2º lugar no ano anterior. Palhoça e Criciúma também aparecem no topo. No ranking geral, 12 municípios catarinenses figuram entre os mais seguros do país.

Blumenau ocupa a 12ª colocação geral e vem reforçando políticas integradas com o governo estadual. “Queremos chegar ao primeiro lugar geral. Qualidade de vida passa pela sensação de segurança”, destacou o prefeito Egidio Ferrari (PL).

Joinville investe em megasistema de vigilância

Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina, se destacou ao alcançar o 3º lugar entre municípios com 500 mil a 1 milhão de habitantes. O avanço se deve, principalmente, ao Programa Joinville Sempre Alerta, que já instalou mais de 2 mil câmeras de vigilância distribuídas por pontos estratégicos.

Para o secretário Paulo Rogério Rigo, o alinhamento entre as forças de segurança é decisivo: “São instituições trabalhando juntas por um único objetivo: garantir uma cidade segura.”

Florianópolis: a capital mais segura do Brasil

Com taxa de 10,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2024, número 53% menor que a média nacional, Florianópolis alcançou o topo entre as capitais brasileiras.

A prefeitura atribui o bom desempenho ao reforço no videomonitoramento, à presença constante da Guarda Municipal nas ruas e às operações conjuntas com as polícias Militar e Civil. Entre as ações destacadas está a operação Solo Legal, que combate ocupações ilegais e resultou na demolição de dezenas de construções irregulares em áreas de preservação.

A vice-prefeita e secretária de Segurança, Maryanne Mattos, afirma que tecnologia e integração formam o eixo da estratégia: “Ampliamos câmeras, aprimoramos equipes e atuamos em conjunto para enfrentar o crime organizado.”

Em setembro, Florianópolis firmou um convênio de R$ 6 milhões com o governo estadual para ampliar ainda mais o arsenal tecnológico da Guarda Municipal para a temporada de verão.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Eduardo Sant’Anna

Eduardo Sant’Anna

Jornalista apaixonado por esportes. Experiência em redação, produção de textos e elaboração de pautas.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja mais

Dono da empresa mais valiosa do mundo revela as profissões que vão dominar o futuro

Dono da empresa mais valiosa do mundo revela as profissões que vão dominar o futuro

22/06/2026
Comunicado urgente da Anvisa para os brasileiros que tomam creatina

Comunicado urgente da Anvisa para os brasileiros que tomam creatina

22/06/2026
Colocar bandeira do Brasil no carro pode render multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH

Colocar bandeira do Brasil no carro pode render multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH

22/06/2026
Aparição de água-viva vermelha gigante na Europa deixa o mundo todo chocado

Brasileiros recebem alerta sobre “invasão alienígena” no país

22/06/2026
Por conta de lesão, Neymar está fora e não joga partida na Copa do Mundo 2026

Neymar foi comunicado: craque fecha acordo com o Inter Miami e vai jogar com Messi na MLS

22/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

TNH1

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade

TNH1