Ao longo das últimas semanas, meteorologistas vinham alertando sobre a formação de um ciclone extratropical que, inicialmente, deveria provocar apenas mudanças no tempo em áreas do Sul do Brasil e também em países como Uruguai e Argentina.
No entanto, previsões mais recentes, divulgadas pelo portal Meteored, revelaram que o fenômeno pode ser bem mais intenso do que esperado, já que, além de chuvas fortes, outros efeitos catastróficos também devem se manifestar a partir desta quarta-feira (8).
Conforme o sistema se desloca em direção ao oceano, ventos devem se intensificar em grande parte do território do Rio Grande do Sul, chegando a impressionantes 125 km/h em áreas litorâneas.
Condições semelhantes também estão previstas para ocorrer no litoral de Santa Catarina. Nessas regiões, o risco de danos estruturais e transtornos à população está elevado por conta da força dos ventos.
De acordo com informações divulgadas pelo portal ND+, os volumes de chuva também devem continuar altos até o fim do dia, podendo chegar perto de 100 mm, principalmente no Rio Grande do Sul, no litoral catarinense e no oeste do Paraná, sendo essas áreas com maior risco de impacto.
Tempo no Sul do Brasil permanecerá instável
Embora o afastamento do ciclone tenha se iniciado nesta semana, o Sul do Brasil seguirá lidando com um clima instável, com chuvas prevalecendo em grande parte da região mesmo com o sol brilhando entre as nuvens.
Conforme divulgado pelo portal Climatempo, as condições resultarão em uma queda nas temperaturas de todos os estados da região, embora áreas do leste e do litoral catarinense e paranaense tenham apresentado a possibilidade de ainda registrar máximas elevadas.
A estabilidade climática deve se estabelecer apenas no fim da semana, possivelmente a partir da sexta-feira (10), inicialmente no interior da região Sul e, posteriormente, de forma gradual, no restante do território.





