Embora o número absoluto de homicídios tenha reduzido nos últimos anos, a segurança pública continua sendo uma grande preocupação para muitos brasileiros, principalmente por conta do aumento em outros indicadores de crime, como roubos e furtos.
E de acordo com uma pesquisa publicada no Anuário Brasil de Segurança Pública, a ampliação destes índices pode ser particularmente alarmante para as mulheres, já que elas acabam sendo os principais alvos de criminosos.
Conforme revelado pelo relatório, cerca de 52% das vítimas de furto de celular, que consiste na subtração do item sem ameaça direta, são mulheres. Quanto ao número de roubos, os resultados não estão muito distantes.
Afinal, mesmo quando o ataque ocorre com armas e ameaças, as mulheres continuam se destacando entre as opções dos criminosos, com 40,9% das vítimas sendo pessoas do sexo feminino.
Para especialistas, a escolha está relacionada tanto à crença no estereótipo de que mulheres são mais frágeis quanto à facilidade de acesso a itens de valor, já que muitas acabam carregando celulares e carteiras em bolsas, o que pode facilitar a ação criminosa.
Prevenção contra crimes: como se proteger de roubos e furtos
A elevação na taxa de crimes como furtos e roubos deixa claro que a segurança pública precisa traçar planejamentos específicos para lidar com estes problemas. Porém, enquanto isso está em desenvolvimento, é possível reforçar a proteção no dia a dia ao adotar a seguinte postura:
- Atenção plena: evitar usar fones de ouvido e celular enquanto caminha em locais públicos;
- Vestimentas e bolsas: não usar roupas ou acessórios muito chamativos e sempre deixar bolsas ou mochilhas bem fechadas e à frente do corpo;
- Acompanhamento: sempre que possível, andar acompanhado, sobretudo no período da noite;
- Proteger o celular: utilizar senhas fortes, ativar funções de localização e cadastrar o aparelho no sistema “Celular Seguro”, do governo federal;
- Proteger o veículo: evitar estacionar em locais escuros e desertos, manter vidros fechados e evitar ficar parado em vias públicas por muito tempo.





