TNH1
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
TNH1
Sem resultados
Ver todos os resultados

Votação para liberar armas de fogo no Brasil acontece após megaoperação no Rio

Por Julia da Silva
03/11/2025
arma

Créditos: Arquivo/EBC

Após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou na morte de pelo menos 121 pessoas, o debate sobre a flexibilização do acesso a armas de fogo no Brasil voltou a ganhar destaque.

Nesta segunda-feira (3/11), pesquisa Genial/Quaest, obtida com exclusividade pelo GLOBO, revelou que a maior parte da população do Rio de Janeiro é contrária à ampliação do porte e da compra de armamentos.

População rejeita flexibilização e apoia endurecimento de punições contra porte de armas

Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados se posicionaram contra medidas que facilitam o acesso às armas, enquanto 24% declararam apoio e 4% não responderam.

Entre eleitores de esquerda, o índice de rejeição foi ainda maior: 72% entre lulistas e 75% entre outros simpatizantes de esquerda. Já no grupo de eleitores de direita e bolsonaristas, a oposição à flexibilização caiu para 43%, enquanto o apoio alcançou 55% e 54%, respectivamente.

A pesquisa também indicou que 72% da população apoia a classificação de facções criminosas como organizações terroristas, refletindo a pressão por políticas mais duras contra grupos armados. Medidas como aumento de pena em homicídios (85%), retirada de direito a visitas íntimas (62%) e proibição de saidinhas (53%) também contam com amplo respaldo.

Apesar do apoio à operação policial, 62% afirmaram que a ação contra o Comando Vermelho não melhorou a sensação de segurança no estado, que muitos percebem como vivendo um verdadeiro estado de guerra.

No âmbito nacional, a questão das armas segue sob atenção do Supremo Tribunal Federal (STF). Em junho, a Corte confirmou a validade de decretos assinados pelo presidente Lula, que restringiram o acesso a armas e ampliaram o monitoramento sobre posse e porte, revertendo parte das medidas adotadas no governo de Jair Bolsonaro.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Julia da Silva

Julia da Silva

Jornalista com experiência em textos jornalísticos e de redação criativa, interessada pelo mundo e por boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja mais

Vaza lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo com quase todos os nomes

Jogador mais bem pago da Seleção Brasileira ganha R$ 11 milhões por mês e não é Neymar nem Vini Jr.

29/06/2026
WhatsApp não vai mais revelar se algum contato bloquear você

WhatsApp não vai mais revelar se algum contato bloquear você

29/06/2026
WhatsApp vai deixar de funcionar para sempre; seu celular está preparado?

WhatsApp confirma mudança e usuários terão que escolher novo nome de perfil

29/06/2026
Motoristas de app podem ganhar novo direito que muda o pagamento das corridas no Brasil

Quanto um motorista de app precisa gastar para trabalhar no Brasil em 2026?

29/06/2026
Espanha aperta o cerco e cria nova taxa para turistas brasileiros

Espanha aperta o cerco e cria nova taxa para turistas brasileiros

29/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

TNH1

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade

TNH1