Maceió

Cerca de 5 mil salões de beleza e barbearias se preparam para reabrir em Maceió

Lelo Macena | 01/07/20 - 16h11

Após mais de três meses de portas fechadas por causa das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, cerca de 5 mil salões de beleza de pequeno, médio e grande porte devem abrir as portas e voltar a receber clientes, conforme o novo decreto estadual. Após avaliação da matriz de risco, o governo do estado fez Maceió avançar da bandeira vermelha (risco elevado) para bandeira laranja (risco moderado alto), e permitiu o restabelecimento de algumas atividades não essenciais, como lojas de rua de até 400 metros quadrados, igrejas com 30% do público e os salões de beleza com 50% do funcionamento. 

Salões de beleza e barbearias têm funcionamento permitido a partir da redução do quadro de funcionários em 50%, sendo os atendimentos exclusivamente agendados – com intervalo de 30 minutos entre eles – e higienização obrigatória de equipamentos e estação de trabalho a cada troca 

A expectativa do setor é que os estabelecimentos já possam voltar a funcionar nesta sexta-feira, dia 3, quando a Prefeitura de Maceió deve publicar novo decreto, que deve seguir as diretrizes do decreto estadual.

“Estamos preparados e orientando a todos os empresários do segmento de beleza para um atendimento com segurança no que diz respeito às determinações da Organização Mundial da Saúde e o próprio decreto e a flexibilização por parte do governador do Estado para o segmento da beleza”, diz Ariel Fernandes, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Estética e Beleza do Estado de Alagoas (Sindibeleza).

Fechados desde o dia 20 de março, barbearias, salões de beleza, clínicas de podologia, manicure, depilação, e maquiagem amargaram perdas. Muitas tiveram que fechar. Segundo Ariel Fernandes, os estabelecimentos de maior porte foram os mais atingidos. “Foram muitas perdas, muitos estabelecimentos não serão reabertos, principalmente aqueles que empregam  direta e indiretamente, os médios e grandes estabelecimentos de beleza de Maceió”, disse.

De acordo com dados do Sindibeleza, em Maceió existem aproximadamente 5 mil salões, entre estabelecimentos pequenos, médios, e de grande porte, formais e informais. Desse número, cerca de 500 são associados ao sindicato.