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Saiba como não ser enganado na Black Friday

23/11/17 - 19h42
Reprodução

Há alguns anos, uma das principais datas para o varejo brasileiro é a da Black Friday, quando diversas lojas oferecem grandes promoções reais em seus produtos… na maioria das vezes.

Já que estamos próximos da sexta-feira (24) que marca a data, por que não pensar em como se preparar para a Black Friday? Veja abaixo algumas dicas do que fazer (ou não) para realmente comprar mais barato e não passar apuros depois.

1. Evite estas 519 lojas

A primeira dica é importantíssima: não comprar nas 519 lojas listadas pelo Procon-SP que tiveram reclamações registradas e não responderam (ou não foram encontradas), o que pode indicar farsa.

No post, listamos lojas que ainda estão em funcionamento e sites que saíram do ar, mas que podem voltar a qualquer momento, principalmente em ocasiões especiais como a Black Friday. Acesse o post e dê um Ctrl+F para saber se a loja com aquela promoção imperdível não é mais falsa do que nota de 3 reais.

2. Desconfie de preços baixos ou de lojas desconhecidas

Parece besteira falar, mas é bom prestar atenção. Se a promoção estiver com um preço muito abaixo do normal, é bom desconfiar — seja por erro da loja ou má fé. Por exemplo, se um iPhone X de 32 GB, que tem preço sugerido de R$ 6.999, estiver por R$ 4.000, é bom redobrar a atenção (dificilmente você consegue comprar por esse preço até importando dos Estados Unidos).

Na dúvida, pode valer a pena ligar para o SAC da loja para confirmar o valor e tirar suas dúvidas. Se você não encontrar facilmente as informações de contato ou CNPJ da empresa já é outro motivo para ficar com pulga atrás da orelha.

3. Confira a reputação da loja

Por mais que seja importante evitar lojas desconhecidas, às vezes você nunca tinha visto a loja antes, mas ela age de boa fé. Ou mesmo as lojas conhecidas têm altos índices de reclamação e devem ser evitadas para menos dor de cabeça.

Dessa forma, outra dica importantíssima é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br. Basta digitar o nome do estabelecimento no campo de busca e pesquisar. É possível ver a porcentagem de solicitações atendidas, índice de solução, satisfação, prazo médio de resposta e diversas outras informações importantes.

4. Use o Assistente de Compras

O Assistente de Compras, extensão do site Tecnoblog, confere para você se o produto já ficou mais barato — útil para não pagar a metade do dobro. Ela também tem o módulo Testador de Cupons, que busca e aplica o maior desconto disponível na internet no seu carrinho de compras.

5. Compare o preço do produto

É importante perceber que um bom desconto em uma loja talvez não signifique que o produto está mais barato do que em outros lugares. Por isso, visite diferentes sites e compare o preço dos itens para ver onde vale mais a pena comprar.

6. Confira as condições do direito de arrependimento

De acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem 7 dias corridos para se arrepender do que comprou pela internet ou por telefone, a partir da data de recebimento do produto. O valor do que foi pago na compra é devolvido integralmente.

No entanto, algumas lojas dificultam as condições de devolução; algumas especificam que o produto não pode nem ser aberto, por exemplo. Por isso, confira as condições que são dadas no direito de arrependimento para evitar dores de cabeça.

7. Cuidado ao fazer compras em redes públicas

É uma dica mais geral, mas também vale para a Black Friday: cuidado ao fazer compras em redes públicas, uma vez que você precisa inserir informações sensíveis no navegador, como dados de cartão de crédito. Em tempos de KRACK, todo cuidado é pouco na hora de usar redes Wi-Fi que não sejam a da sua casa.

8. A promoção é verdadeira?

Como saber se você não está pagando a metade do dobro em alguma promoção? Simples: no site Friday ou Fake (fridayoufake.com.br) você consegue ver o histórico de preços de um produto para conferir se ele já esteve mais barato antes da Black Friday começar.