Economia

Indústrias alagoanas garantem geração de emprego e renda para população local

Incentivos competitivos, oferecidos pelo Governo do Estado, estimulam permanência de empresas em Alagoas

09/09/17 - 08h35

A geração de emprego e renda faz parte do processo de desenvolvimento econômico local, onde a população é beneficiada com políticas públicas que oportunizam o acesso ao mercado de trabalho. Para isso, a criação de um ambiente de negócios atrativo em Alagoas funciona como instrumento estratégico para a manutenção de indústrias no Estado, responsáveis pela criação de postos de trabalho em diversos segmentos, resultando, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

É o caso da Copra Indústria Alimentícia, criada há 20 anos em Maceió e responsável pela criação de 350 empregos diretos com mão de obra alagoana. A empresa é pioneira no Brasil na produção de óleo de coco extra virgem e possui mais de 94 produtos no mercado, como farinha de coco, óleos, açúcar, manteiga, dentre outros.

Para Argenor Mariano, de 27 anos, a indústria representou sua inserção no mercado de trabalho e garante o sustento de sua família, além de permitir seu crescimento profissional.

“A Copra foi meu primeiro emprego e eu entrei aqui aos 20 anos. Hoje, sou encarregado de produção e tiro daqui o meu sustento. Tenho, também, a oportunidade de crescer ainda mais na minha área. Para mim é gratificante atuar em uma empresa com reconhecimento de mercado. Ficamos orgulhosos pela história da empresa e em colaborar para isso”, ressaltou Argenor.

A gerente financeira da empresa, Shirley Gomes, atua na indústria há 12 anos e destaca o incentivo que recebe para continuar se aperfeiçoando.

“A indústria busca inovar na criação de produtos, alcançando novos públicos, e os funcionários sentem o retorno desse sucesso. Aqui, temos a oportunidade de nos profissionalizarmos e podemos contar com benefícios que são diferenciais entre as empresas”, destacou.

Para se manter atuante, a empresa conta, desde 2005, com o apoio do Governo do Estado na concessão de incentivos fiscais, previstos no Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), e pretende migrar para a versão modernizada do programa. Com a modernização, realizada em janeiro deste ano, o Prodesin oferece a redução de 92% no ICMS das empresas já instaladas e que desejam se instalar em Alagoas, o que estimula empreendimentos dos mais variados setores.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Helder Lima, o Governo de Alagoas está alinhado com as necessidades do empresariado, o que favorece os avanços no cenário de negócios.

“É objetivo do Governo promover o desenvolvimento econômico e social de Alagoas. Para isso, trabalhamos diretamente no apoio aos empresários para que eles permaneçam investindo no Estado.  Por isso, é fundamental proporcionar o novo sistema de incentivos às indústrias já instaladas, contribuindo para um ambiente de negócios estável e, consequentemente, gerando empregos e renda os alagoanos”, afirmou Helder Lima.

Atualmente, mais de 80 empresas já realizaram a migração para a nova sistemática e já contam com os novos benefícios.