☰
✕

Caso Braskem: falta pouco para a justiça ser completa

Publicado em 16/06/2026, às 08h00

Flávio Gomes de Barros

O juiz Sergio Silva Feitosa, da 1ª Vara Federal de Alagoas, acatou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra a Braskem, reconhecendo a responsabilidade da petroquímica pela exploração de sal-gema em Maceió, provocando o afundamento do solo em cinco bairros da cidade.

A região afetada pelo desastre ambiental compreende os bairros do Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Farol, afetando diretamente cerca de 60 mil pessoas que tiveram de abandonar suas casdas e sofreram danos materiais, psicológicos e sociais - muitas ainda aguardam indenização por parte da empresa.

Maceió em decorrência da exploração de sal-gema. A decisão foi tomada na última sexta-feira. Em nota, a Braskem afirmou ter sempre atuado em conformidade com a lei e disse que contribuiu desde o início das apurações "com as informações e esclarecimentos solicitados".

Além da Braskem, ex-dirigentes e técnicos da empresa também estão entre os 13 condenados na ação judicial proposta pelo MPF, por terem sido considerados culpados, por ação ou omissão - inclusive quatro servidores do Instituto do Meio Ambiente  de Alagoas, acusados de falsidade ideológica, crimes contra a administração ambiental e favorecimento em licenciamentos.

Dirigentes da Braskem, alguns até já desligados da mineradora, responderão por poluição qualificada, falsidades em relatórios ambientais, exploração irregular de matéria-prima e dano ao patrimônio público.

A empresa fez um breve pronunciamento, através de nota, alegando que sempre agiu de acordo com as normas legais, manifestando solidariedade com as vítimas da tragédia e reafirmando “compromisso com a sociedade alagoana”.

O afundamento do solo desses bairros de Maceió, com rachaduras em mihares de imóveis, foi desencadeado em março de 2018, provocando a necessidade de demolição de casas, apartamentos e prédios inteiros, causando a implantação de um espaço vazio no que era uma .enorme área densamente habitada.

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitos já não controlam mais os votos Um processo estranho do governo para reajustar o Bolsa Família Ocultar patrimônio, uma prática de quase todos os políticos A eminência parda do governo JHC