☰
✕

CCJ do Senado aprova eleições diretas em caso de vacância da Presidência

Publicado em 31/05/2017, às 14h22

Redação

Nesta quarta-feira (31) a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece eleições diretas se a Presidência da República ficar vaga nos três primeiros anos de mandato.

LEIA TAMBÉM

 A Comissão é responsável por examinar se os projetos apresentados no Senado lesionam algum princípio da Constituição. 

Com a aprovação da PEC pelos senadores do colegiado, o texto seguirá ao plenário do Senado. Caso os senadores aprovarem o texto em plenário, a PEC seguirá para a Câmara.

Atualmente, de acordo com a legislação, na hipótese do presidente e vice deixarem o comando do país nos últimos dois anos do mandato, deve ser realizada eleição indireta, em até 30 dias, pelo Congresso Nacional.

A PEC, apresentada pelo senador Reguffe no ano passado, altera o artigo que trata da vacância da Presidência. O texto aprovado nesta terça-feira (30) pela CCJ prevê que, na ausência definitiva do presidente e do vice, o Congresso elege indiretamente o chefe do Executivo Federal se a vacância ocorrer no último dos quatro anos de mandato.

Caso a PEC seja aprovada em 2017, uma eventual saída do presidente Michel Temer ainda em este ano levaria a uma eleição direta, já que o mandato de Temer expira em 31 de dezembro de 2018.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Comissão aprova proposta que tipifica lesbocídio no Código Penal Após se declarar presidente eleito, Flávio faz nova carta e se diz líder do Brasil Flávio Bolsonaro usou passaporte italiano para deixar a Argentina em jatinho após atravessar fronteira pelo Paraná Avião com Flávio Bolsonaro e família segue para Miami