Redação
Texto de Naian Lucas Lopes, no portal IG:
LEIA TAMBÉM
“O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), elogiou a cautela adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo federal negou para a imprensa que o deputado federal pediu uma reforma ministerial para poder indicar aliados aos cargos, deixando satisfeito o responsável pela Casa de Leis.
Em conversas com sua base de apoio, Lira disse que o petista demonstrou respeito ao não expor as conversas que ocorreram nos bastidores em relação a possíveis mudanças de ministros. O parlamentar destacou que, se fosse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), a bomba seria armada para atacá-lo.
Na quinta-feira (1°), Lula falou com jornalistas no período da tarde e negou que tenha a intenção de fazer uma reforma ministerial. Ele também afirmou que Lira em nenhum momento exigiu ministérios para poder dar como troca apoio na Câmara dos Deputados.
‘Não pediu e nem poderia pedir, porque o PP é um partido de oposição, e tem gente que vota com a gente. O PP já teve ministros, o PP teve dois ministérios no governo da Dilma’, comentou.
O presidente da Câmara também ficou satisfeito com a sinalização de Lula sobre uma possível aliança entre os dois. ‘Se ele pedir (indicar nomes para ministérios), a gente vai avaliar. Mas até agora nunca ouvi o Lira pedir ministro’, falou o chefe do executivo federal.
Porém, Lira segue reclamando do comportamento de alguns ministros do governo e de deputados que fazem parte da base governista. O novo atrito se deu por causa da operação da Polícia Federal que mirou aliados do presidente da Câmara.”
LEIA MAIS
Prefeitos já não controlam mais os votos Um processo estranho do governo para reajustar o Bolsa Família Ocultar patrimônio, uma prática de quase todos os políticos A eminência parda do governo JHC