MPT bloqueia fazenda que mantinha 120 trabalhadores em condições degradantes

Publicado em 03/05/2016, às 17h35
-

Redação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve na Justiça o bloqueio de contas da Fazenda Renascer e mais três propriedades rurais do grupo Chaves Agrícola e Pastoril Ltda por manter cerca de 120 empregados em condições degradantes de moradia e trabalho.

LEIA TAMBÉM

Uma inspeção realizada em maio do ano passado apontou irregularidades trabalhistas, falta de equipamentos de proteção individual e de ferramentas para as atividades. Os fiscais também constataram falta de higiene nas instalações destinadas aos trabalhadores, além da ausência de água encanada. Os trabalhadores ainda tinham que arcar com o pagamento da energia elétrica e da própria alimentação.

Na ação do cautelar, o MPT pede o afastamento dos trabalhadores das atividades até que os donos da empresa providenciem moradias e condições adequadas, custeando as despesas, conforme prevê a norma do Ministério do Trabalho que regulamenta essas instalações.

A Fazenda Renascer, que fica no distrito de Castelo Novo, município de Uruçuca, no sul da Bahia, já foi cenário de novela da TV Globo, em 1993. O imóvel pertence a um grupo privado e não tem ligação com a emissora.

O grupo empresarial Chaves Agrícola e Pastoril Ltda é especializado no cultivo de café e cacau, além de estar ligado a atividades na construção civil.

Agência Brasil tentou entrar em contato com a empresa, mas não obteve retorno.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Salário do STF dá 'condição média' de vida, diz ministro André Mendonça Recém-nascido morre após ser ferido por bisturi durante cesárea em hospital de Ribeirão Preto Renegociação de dívidas do Fies pode ser feita até 16 de setembro Justiça mantém suspensão de demissões em massa das Casas Bahia