☰
✕

MPT bloqueia fazenda que mantinha 120 trabalhadores em condições degradantes

Publicado em 03/05/2016, às 17h35
-

Redação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve na Justiça o bloqueio de contas da Fazenda Renascer e mais três propriedades rurais do grupo Chaves Agrícola e Pastoril Ltda por manter cerca de 120 empregados em condições degradantes de moradia e trabalho.

LEIA TAMBÉM

Uma inspeção realizada em maio do ano passado apontou irregularidades trabalhistas, falta de equipamentos de proteção individual e de ferramentas para as atividades. Os fiscais também constataram falta de higiene nas instalações destinadas aos trabalhadores, além da ausência de água encanada. Os trabalhadores ainda tinham que arcar com o pagamento da energia elétrica e da própria alimentação.

Na ação do cautelar, o MPT pede o afastamento dos trabalhadores das atividades até que os donos da empresa providenciem moradias e condições adequadas, custeando as despesas, conforme prevê a norma do Ministério do Trabalho que regulamenta essas instalações.

A Fazenda Renascer, que fica no distrito de Castelo Novo, município de Uruçuca, no sul da Bahia, já foi cenário de novela da TV Globo, em 1993. O imóvel pertence a um grupo privado e não tem ligação com a emissora.

O grupo empresarial Chaves Agrícola e Pastoril Ltda é especializado no cultivo de café e cacau, além de estar ligado a atividades na construção civil.

A Agência Brasil tentou entrar em contato com a empresa, mas não obteve retorno.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

GDF pede transferência de R$ 2,2 bilhões do pai de Vorcaro para BRB Vídeo flagra momento da chegada de tornado em Chapecó; assista MPF processa TikTok e pede indenização de R$ 200 milhões; entenda Crítica gastronômica detona cardápio do restaurante de Fogaça: “Parecia saído de uma latinha de comida de gato”