Nova ponte entre Alagoas e Sergipe é anunciada para dezembro

Publicado em 05/09/2026, às 07h00

Flávio Gomes de Barros

A conclusão da Ponte Hélio Nogueira Lopes sobre o Rio São Francisco, entre Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, está anunciada pelo Ministério dos Transportes para dezembro deste ano, num investimento de R$ 202,1 milhões.

LEIA TAMBÉM

“A obra, somada à federalização da BR-349 e à ampliação do Aeroporto Freitas Melro, tem potencial para transformar a dinâmica econômica, logística e turística da região”, explica a jornalista Tatyane Barbosa, do portal “Investindo Por Aí”.

Segundo ela, a estrutura terá 1,18 quilômetro de extensão, 18 metros de largura, vão de 150 metros no trecho navegável do Rio São Francisco e altura de 30 metros acima do nível da água.

“Essa ponte cria uma ligação rodoviária direta entre Penedo e Neópolis, reduzindo o tempo de deslocamento e trazendo mais agilidade e segurança. Teremos um corredor estratégico para pessoas, mercadorias e também para o turismo do Baixo São Francisco. A obra já está com 59,24% de execução e a previsão é concluí-la ainda neste ano”, diz o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Alagoas, André Paes.

Para o ministro dos Transportes, George Santoro, a obra faz parte de um plano mais amplo de desenvolvimento econômico para o Sul de Alagoas.

“Estamos trabalhando para que a região retome o protagonismo que historicamente teve, ao mesmo tempo em que avançamos em investimentos estruturantes em todo o Estado e na retomada de obras importantes em Alagoas e no Brasil”.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

OAB Alagoas cobra do STF punição para o ministro Alexandre de Moraes A articulação para salvar Alexandre de Moraes do caso Master Tramita no TJ/AL conflito milionário entre escritórios de advocacia A expectativa com o julgamento da impugnação de Yale Fernandes