Petrobras amplia influência na Braskem

Publicado em 25/04/2026, às 14h00

Flávio Gomes de Barros

A Petrobras aumenta sua influência na gestão da Braskem, a partir do novo acordo de acionistas permitindo o controle compartilhado da estatal com o fundo Shine I FIP.

LEIA TAMBÉM

A Petrobras e o FIP passam a ter o mesmo número de representantes no conselho de administração e na diretoria da Braskem com o novo modelo.

Isso implica em que as duas partes terão de concordar na necessidade de tomada de decisões estratégicas, como a indicação de mesmo número de participantes no Conselho de Administração e na diretoria executiva.

A Petrobras mantém participação de 36,1% no capital total da Braskem, equivalente a 47% do capital votante, enquanto o FIP Shine passa a t 34,3% do capital social da empresa - esses principais acionistas terão cerca de 70,4% das ações da Braskem.

O novo acordo entrará em vigor após a conclusão da transferência das ações para o fundo da IG4, momento em que as partes também submeterão uma proposta de novo Estatuto Social.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A hipótese de uma terceira via para o Governo de Alagoas Instabilidade, um mal para os servidores comissionados Usina Caeté é reconhecida por boas práticas ambientais Análise: "A criminalização da democracia"